Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Bactéria parente da cólera é detectada em córrego

  • 25/02/2016
  • Foto(s): Reprodução
Bactéria parente da cólera é detectada em córrego
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal detectou a bactéria Vibrio cholerae ??? espécie que pode causar cólera ??? pelo menos três vezes entre setembro e dezembro em um córrego próximo ao Aeroporto de Brasília. Relatórios obtidos pelo G1 por meio da Lei de Acesso à Informação mostram que o mesmo tipo de bactéria foi encontrado outras 16 vezes em estações de tratamento de esgoto.

Após as análises, foi verificado que o tipo da bactéria não é uma das responsáveis por produzir a toxina que transmite a cólera ??? que provoca diarreia, vômitos e desidratação intensa.

De acordo com a infectologista Eliana Bicudo, do Hospital Santa Luzia, o micro-organismo pode causar infecção intestinal em quem consome a água. ???Se for um bebezinho ou um idoso, a pessoa pode até morrer. Nos extremos da vida, a infecção intestinal é sempre um mistério.???

Ao G1, a especialista diz que não se surpreende em encontrar a Vibrio cholerae em dejetos. ????? esperado encontrar a bactéria em estações de esgoto, mas em córregos, isso sugere contaminação de esgoto nessa água???, continuou a infectologista.

A Secretaria de Saúde informou que a bactéria pode ser encontrada ???em qualquer lugar do meio ambiente??? e que monitora a presença do micro-organismo desde 2013. De acordo com a pasta, em 2015 foram coletadas 65 amostras e só em uma foi identificada a bactéria capaz de produzir a toxina que transmite a cólera.

???As áreas de monitoramento no DF abrangem todas as estações de tratamento de esgoto da Caesb (14, ao todo) além do córrego de acesso ao aeroporto. Após a coleta, as amostras são enviadas ao Laboratório Central do DF para análise???, disse a secretaria. O material também é enviado para o Instituto Fiocruz para segunda análise.

Segundo a secretaria, nunca houve registro de cólera em moradores do DF. ???Entre 1991 e 2006 foram registrados no DF 21 casos importados. O último caso foi em 2006, de um paciente que veio da África???, informou.

Primeira vez

Em setembro de 2015, foi identificada pela primeira vez a bactéria transmissora do cólera no DF. Ela foi detectada em uma estação de tratamento de esgoto da Companhia de Saneamento Ambiental na Asa Nortex. ?? época, a Vigilância Epidemiológica emitiu um alerta para hospitais do DF e profissionais de saúde. Os pacientes que chegassem com sintomas da doença deveriam ser isolados e os casos deles passaram a ser notificados.

Fonte: G1

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99102-5533