Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Senado aprova projeto que muda regras de exploração do pré-sal

  • 25/02/2016
  • Foto(s): Divulgação
Senado aprova projeto que muda regras de exploração do pré-sal
O Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (24), por 40 votos favoráveis, 26 contrários e duas abstenções, o texto substitutivo do projeto de lei que altera as regras de exploração de petróleo do pré-sal. Os senadores rejeitaram todos os destaques (sugestões de mudança no texto aprovado) ao texto, que segue agora para apreciação na Câmara dos Deputados.

A proposta retira da Petrobras a exclusividade das atividades no pré-sal e acaba com a obrigação de a estatal a participar com pelo menos 30% dos investimentos em todos os consórcios de exploração da camada. O projeto é de autoria do senador José Serra (PSDB-SP) e foi relatado pelo senador Ricardo Ferraço (sem partido-ES).

Antes da votação, os senadores discutiram a matéria por mais de quatro horas. Parlamentares governistas criticavam o projeto, alegando que a aprovação do texto significaria entregar o pré-sal ao capital estrangeiro em um momento de desvalorização dos barris do petróleo.

"Esse projeto acaba com a política de controle nacional. A Petrobras deixar de ser a operadora única do pré-sal é um desastre. Nós estamos entregando a preço de banana, US$ 30 o preço do barril. Nós descobrimos o pré-sal e vamos entregar de bandeja?", protestou o senador Lindbergh Farias (PT-RJ).

Já os senadores favoráveis ao projeto argumentavam que a Petrobras, por conta do alto nível de endividamento e também por causa dos escândalos de corrupção, não tem mais condições de cumprir as obrigações previstas em lei.

"A Petrobras era obrigada a ser operadora de todos os blocos de exploração, independente de querer ou não. A Petrobras não exercia a sua vontade, sua condição de escolher", disse Romero Jucá.

Segundo o substitutivo aprovado, a Agência Nacional do Petróleo (ANP) definirá quais blocos do pré-sal serão leiloados. O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) será o responsável por decidir, de acordo com o interesse nacional, quem vai explorar as áreas do pré-sal. Então, o órgão oferecerá a Petrobras a preferência para ser a operadora dessas áreas, contratadas sob o regime de partilha de produção.

A Petrobras terá até 30 dias para se manifestar sobre o direito de preferência em cada uma das áreas ofertadas. Essa decisão será levada à Presidência da República, que dará a palavra final sobre o que a Petrobras irá efetivamente explorar. Nas áreas de interesse do governo, a estatal deverá participar com o percentual mínimo de 30% dos investimentos.

O que não for considerado estratégico para o país ser explorado para a Petrobras será colocado em leilão e poderá ser explorado e operado por qualquer empresa que ganhe a licitação. "Portanto, nós abrimos o mercado, mas resguardando o filé, a estratégia e a melhor remuneração para a Petrobras", afirmou o relator da matéria em plenário, Romero Jucá.

Articulação

O senador Romero Jucá explicou que, para ir à votação nesta quarta-feira, o projeto precisou ser discutido com o governo federal.

"Conversamos com o governo porque nós entendíamos que era possível construir um entendimento para avançar no projeto. Se procurou uma forma de fortalecer a Petrobras e, a partir daí, o governo vai ter a decisão de decidir o que será prioridade do governo, da Petrobras. ?? uma forma inteligente de reerguer a Petrobras", contou Jucá.

Contrário ao projeto, o senador Lindbergh Farias disse que, ainda que a palavra final seja do governo, o projeto preocupa a longo prazo. "O governo da presidente Dilma vai até 2018. Até lá, com esse preço do barril em baixa, poucas áreas vão ser leiloadas. E depois? E se se os tucanos assumirem o governo? Tudo será entregue ao capital estrangeiro, quase de graça", projetou Lindbergh.

O novo líder do governo, senador Humberto Costa (PT-PE), seguiu na mesma linha do colega de partido. "Não é uma política de Estado, é uma política de governo. Se o governo mudar, muda a estratégia para o pré-sal", argumentou Humberto Costa.

Modificações

O texto inicial do senador José Serra não previa a prioridade da Petrobras na escolha dos blocos de exploração do pré-sal. De acordo com a redação orginal, a ANP determinaria as áreas a serem leiloadas e seria aberta uma licitação para que Petrobras e demais empresas disputassem o bloco a ser explorado.

Dessa maneira, o texto desagradava governo e senadores da base aliada porque retirava o protagonismo da estatal na exploração do pré-sal. Diante disso, para que houvesse um entendimento entre governo e senadores favoráveis ao projeto, ficou estabelecido, no texto aprovado nesta quarta-feira, que a Petrobras teria preferência nas áreas cuja exploração considerasse estratégica.

Fonte: G1

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99102-5533