Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Prefeitos se unem para aumentar repasse dos Royalties aos municípios lindeiros

Comitiva cumpriu agenda com senadores para pedir apoio ao PLC 215/2009

  • 22/02/2018
  • Foto(s): Assessoria
  • Região
Prefeitos se unem para aumentar repasse dos Royalties aos municípios lindeiros

Uma comitiva de 11 prefeitos, de um total de 16, que compõe o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, cumpriu uma agenda de contato com senadores no intuito de sensibilizar os parlamentares quanto à importância da aprovação do Projeto de Lei da Câmara (PLC) 315/2009, que impactará diretamente no percentual de repasse dos Royalties. 

Os prefeitos participaram de Assembleia Geral Deliberativa da Amusuh (Associação Nacional dos Municípios Sedes de Usinas Hidroelétricas e Alagados), e cumpriram, juntamente com gestores de municípios alagados de outras regiões, uma agenda de visitas aos gabinetes dos senadores, segundo a presidente do Conselho dos Lindeiros, Cleci Loffi.

O PLC-315/2009 já foi aprovado na Câmara dos Deputados e, agora deve ser apreciado pelo Senado. Tendo em vista o trâmite legislativo, os prefeitos se reuniram para convencer os senadores a aprovar o projeto que altera o percentual de repasse dos Royalties de 45% para 65% aos municípios. Neste caso, o Governo do Estado teria uma redução de 45% para 25%. Os 10% repassados aos órgãos federais não sofrem alteração.

Além da votação favorável, os lindeiros contatam o presidente do Senado, Eunício Oliveira, no intuito de conseguir uma aprovação de urgência, fator que inclui o texto para apreciação nas próximas sessões deste ano, segundo a presidente do Conselho dos Lindeiros, Cleci Loffi. 

Cálculos extraoficiais mostram que a região deve ter aproximadamente R$ 171 milhões a mais por ano. A presidente ressalta que o contato com os senadores é o começo de uma grande agenda que deve ser desenvolvida junto aos poderes constituídos em nível nacional. A sanção pela presidência da república será a próxima pauta dos lindeiros, caso se confirme a aprovação do projeto no Senado.

Fonte: Assessoria