Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Quatro sintomas de deficiência de vitamina K

Quatro  sintomas de deficiência de vitamina K

A vitamina K desempenha um papel muito importante na síntese de proteínas ligadas à coagulação sanguínea, de modo que seu déficit pode causar um acidente vascular cerebral, além de outras condições.

Você estava trabalhando e, de repente, seu nariz começou a sangrar. Outro dia, você estava colocando seus novos sapatos e começou a sangrar de forma incomum. Você não sabe o que está acontecendo, mas o fato é que dá para perceber que eventos incomuns estão acontecendo com você nesse sentido ultimamente. Bom, estes podem ser sintomas de deficiência de vitamina K.

Já ouviu falar sobre isso? Não? Com certeza você não é o único. Existem outras vitaminas mais populares do que a vitamina K, apesar de ser tão necessária quanto o resto. Portanto, queremos apresentá-la para que você conheça os sintomas associados ao baixo consumo da mesma. Vamos lá?

Qual é o papel da vitamina K?

Aqueles que tomam acenocoumarol (Sintrom) conhecem muito bem a vitamina K, pois ela garante que a coagulação do sangue seja realizada corretamente. Aqueles que consomem o referido medicamento são proibidos de consumir vitamina K, uma vez que o objetivo deste medicamento é evitar um excesso de densidade no sangue.

Assim, quando seu sangue é muito líquido, você corre o risco de sofrer hemorragias incontroláveis nos momento menos esperados, como em uma visita ao dentista, podólogo, entre outros. E, finalmente, você pode acabar sofrendo um acidente vascular cerebral.

Para evitar isso, recomenda-se consumir uma dose adequada de vitamina K. A boa notícia a esse respeito é que há muitos alimentos que contêm vitamina K. Para distingui-los, procure por alimentos verdes, então será fácil encontrá-los.
Quais são os sintomas de deficiência de vitamina K?

Quando você não ingere a quantidade suficiente de vitamina K que seu corpo precisa, você pode ter algum dos seguintes sintomas:


1. Hemorragias

Como mencionamos anteriormente, quando se tem o sangue muito líquido, você se torna mais propenso à hemorragia. Por exemplo, um pequeno corte ao cozinhar pode se tornar um problema sério, pois será muito difícil parar o sangramento.

Nesse sentido, é importante verificar seus níveis de vitamina K. Tenha em mente que, se você for ao dentista ou se submeter a alguma cirurgia grande ou pequena, você pode se complicar muito. Além disso, você não pode esquecer a possibilidade de sangramento interno, que pode ser mais ou menos invasivo.

Independentemente da gravidade, estes podem ser problemas muito relevantes para a sua saúde e para a sua vida a longo prazo.


2. Aparição de hematomas

A manifestação mais benigna de uma hemorragia é um hematoma. Isso consiste na acumulação de sangue como resultado de uma hemorragia. No entanto, sua aparição frequente pode ser uma vantagem no sentido de que você verá este sintoma como um aviso da baixa ingestão de vitamina K.

Há pessoas que se queixam que qualquer batidinha já faz aparecer um hematoma. Outras afirmam que elas nem compreendem como conseguiram essas marcas na pele, já que não se lembram de que algo tenha acontecido com elas que pudesse ter causado o problema; no entanto, os hematomas estão lá.

Dado este sintoma, é aconselhável realizar um exame de sangue para medir os níveis de vitamina K no organismo. Resolver uma possível insuficiência de vitamina K a tempo permitirá que a condição e seus sintomas sejam controlados mais rapidamente.


3. Síndrome Purpúrica

Inclui a proliferação de manchas roxas ou vermelhas em certas áreas, devido à acumulação de sangue nas mesmas. Ao contrário das contusões, essas manchas não desaparecem. O mais frequente é que eles ocorram nos tornozelos, pois é um lugar crítico em termos de circulação.

Se você sofre desta síndrome, embora seja impossível se livrar das manchas que já possui, com um maior consumo de vitamina K você evitará que estar manchas continuem a se reproduzir. No entanto, você deve ter em mente que elas são uma indicação de que podem se transformar em algo mais sério ou delicado.


4. Calcificação excessiva nas articulações

A vitamina K atua como motorista, levando a vitamina D aos lugares certos. Consequentemente, quando seus níveis de vitamina K estão baixos, a vitamina D se acumula nas áreas erradas, como nas articulações e cartilagens.

O que isso significa? Que muito cálcio nestes locais dificulta seu movimento, enquanto outras áreas ficam fracas pela ausência do cálcio necessário. Se a deficiência de vitamina K for muito acentuada, aparecerão dores agudas e enfraquecimento geral do sistema ósseo.
Conclusão sobre os sintomas de deficiência de vitamina K

Fique ciente de qualquer um desses sintomas, porque embora a maioria seja benigna, eles são um alerta; um alerta de que sua saúde pode estar em risco. Portanto, assim que você notar algum desses sintomas de deficiência de vitamina K, é aconselhável que você vá a um médico confiável e solicite os exames necessários.

Fonte: Melhor com saúde