Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Elimine líquidos retidos com abacaxi, pepino e cavalinha

Elimine líquidos retidos com abacaxi, pepino e cavalinha

 

Os alimentos diuréticos nos permitem eliminar líquidos retidos de forma natural, como é o caso do abacaxi, do pepino e da cavalinha.

Descubra neste artigo quais são suas propriedades e como você pode consumi-los diariamente para acabar com a retenção de líquidos, perder peso e reduzir o inchaço.


Como eliminar líquidos retidos com a alimentação

As pessoas que sofrem de retenção de líquidos frequentemente buscam suplementos e remédios com propriedades diuréticas para perder volume e se sentirem desinchadas e leves.

Quando expulsam os líquidos retidos, podem notar uma diferença considerável de peso que, no entanto, podem acabar recuperando por culpa de fatores como o excesso de sal ou o sedentarismo.

Algumas doenças relacionadas com as inflamações também podem melhorar ao consumirmos alimentos diuréticos, já que eliminam o excesso de líquido que se acumula na região afetada. É o caso da gota ou da artrite.

Há alimentos que têm propriedades diuréticas e que poderíamos adicionar em nossa alimentação diária para eliminar os líquidos retidos e manter o equilíbrio de fluidos em nosso organismo de maneira natural.

Também será muito útil beber água fora das refeições para favorecer o trabalho dos rins. É recomendável beber, pelo menos, 8 copos de água por dia, principalmente em épocas de muito calor.


O abacaxi

O abacaxi é uma fruta tropical, doce e ácida, com um toque refrescante e muito rica em água e fibras.

É comum nas dietas para perder peso porque melhora a digestão das proteínas e das gorduras e é saciante.

Além disso, seu alto teor de fibras solúveis favorece o trânsito intestinal e combate a prisão de ventre.

Esta fruta deve suas propriedades depurativas e diuréticas a alguns de seus nutrientes, tais como:

A asparagina
A bromelina
O potássio
O ácido cafeico
A arginina

Além disso, também tem virtudes antioxidantes e anticancerígenas, e melhora a circulação.

Para nos beneficiarmos de todas as suas propriedades curativas, devemos escolher sempre o abacaxi fresco e não aquele que é vendido em conserva.

Podemos consumi-lo em sucos e vitaminas caseiras, em saladas, como sobremesa ou ao forno, temperado com canela, gengibre e açúcar mascavo.


O pepino

O pepino, utilizado como alimento medicinal já no antigo Egito (e como remédio de beleza por Cleópatra) é um vegetal suave e muito refrescante da família dos melões, da abobrinha e da abóbora.

Um de seus usos mais comuns em tratamentos naturais de beleza é sua aplicação sobre os olhos fechados para desinflamar as pálpebras e as bolsas que se formam ali, precisamente porque elimina líquidos que se acumulam em nosso corpo.

Quase a totalidade do pepino é composta por água e tem pouquíssimas calorias, por isso é muito adequado em qualquer dieta cuja finalidade seja a perda de peso.

Podemos preparar saladas de pepino e outros vegetais ou prepará-lo em sucos e sopas frias, excelentes para hidratar o organismo e eliminar líquidos retidos em épocas quentes.


A cavalinha

A cavalinha é uma planta medicinal muito popular e rica em uma grande variedade de minerais, tais como o silício, o potássio e o magnésio.

Cresce de maneira silvestre junto a rios ou lugares úmidos, por isso é muito fácil coletá-la.

Esta planta elimina os líquidos do organismo por estimular a produção de urina, ao mesmo tempo em que evita a desmineralização que os outros diuréticos costumam causar.

Sua riqueza em minerais converte a cavalinha em uma planta ideal para melhorar a saúde e a aparência da pele, do cabelo e das unhas, evitar a osteoporose e os problemas dentais.

Podemos tomá-la como suplemento, extrato ou como infusão, fervendo a planta seca durante uns 15 minutos.

Se optarmos por colhê-la diretamente, podemos bater seus talos e tomá-los combinados com frutas.
Um suco completo

Quer tomar estes três ingredientes diuréticos em um único suco para eliminar líquidos retidos de maneira natural e totalmente efetiva?

Recomendamos que prepare a infusão de cavalinha e, uma vez coada, coloque-a no liquidificador junto com o abacaxi e o pepino.


Deste modo você poderá tomar este remédio medicinal todos os dias.

O momento mais adequado para beber este suco é em jejum, para potencializar a virtude depurativa e diurética de seus ingredientes.

Recomendamos que tome a cavalinha de forma contínua, e se não fizer assim, melhor que seja em temporadas, como forma de desintoxicação.

Fonte: Melhor com saúde