Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Sete razões para tomar um copo de leite com mel antes de dormir

Sete razões para tomar um copo de leite com mel antes de dormir

 Nos últimos anos foi comprovado que o consumo de alguns remédios naturais antes de dormir pode contribuir para melhorar a qualidade do sono, diminuindo a tensão e a insônia.

Estes costumam conter triptofano e outros aminoácidos essenciais, cujos efeitos no organismo aumentam a produção de melatonina, uma substância associada ao sono.

Entre eles encontramos uma deliciosa bebida de leite e mel, reconhecida por suas propriedades medicinais e seus incríveis efeitos para favorecer um bom descanso.

Ambos os alimentos induzem ao sono e, como se isso não bastasse, oferecem uma ampla variedade de benefícios ao corpo enquanto estamos descansando.

Apesar de não ser um remédio para quem sofre de intolerância à lactose, tem muitas propriedades para aqueles que podem tomar leite sem nenhum problema.

Como sabemos que muitos desconhecem seus benefícios, a seguir queremos destacar os 7 principais. Acompanhe e descubra por que tantas pessoas adoram tomar leite com mel antes de dormir.

1. Protege a pele


O consumo regular de leite com mel puro contribui para purificar o sangue, por isso diminui a presença de toxinas e compostos prejudiciais para a pele.

Conta com substâncias antimicrobianas e antioxidantes que ajudam a limpar em profundidade a cútis, evitando o desenvolvimento de doenças e imperfeições.

Inclusive, pode ser usado como tratamento de uso externo para evitar as rugas, a flacidez e o excesso de células mortas.

2. Melhora a digestão

Este simples remédio é um grande apoio para a saúde digestiva. Os compostos antimicrobianos e antivirais do mel contribuem para evitar o desenvolvimento de infecções intestinais e problemas estomacais.

Este alimento atua como prebiótico natural, ideal para favorecer o crescimento das bactérias saudáveis que protegem o intestino.

3. Aumenta a resistência


Consumir um copo de leite com mel antes de dormir oferece ao organismo um extra de proteínas e carboidratos complexos, cujos efeitos melhoram o ritmo do metabolismo.

Na verdade, seu consumo tanto no horário da noite quanto pela manhã pode dar ao corpo um impulso de energia para um dia mais ativo e produtivo.

Graças às enzimas, as proteínas de origem animal do leite se decompõem em seus aminoácidos básicos e, logo, se recompõem para criar proteínas utilizáveis como fonte de energia.


4. Melhora a saúde óssea

Enquanto o leite é uma das maiores fontes naturais de cálcio, o mel contém nutrientes que favorecem sua absorção no organismo.

Sendo assim, a combinação de ambos contribui para melhorar a saúde óssea, e evita a perda de densidade e força.

Trata-se de um remédio natural que diminui o risco de osteoporose e outros transtornos inflamatórios que comprometem o bem-estar dos ossos.

5. Tem propriedades antibacterianas


Está comprovado que a combinação destes dois ingredientes tem um efeito interessante sobre as bactérias staphylococcus, inclusive superior ao que o mel tem quando é consumido sozinho.

O mel tem reconhecidas propriedades antimicrobianas, antibióticas e anti-inflamatórias que ajudam a prevenir o desenvolvimento de várias infecções.

Inclusive, este simples remédio é considerado um aliado do sistema imunológico, visto que seu consumo previne os resfriados, a tosse e outros problemas respiratórios.

6. Combate a insônia

Como já mencionamos, tanto o mel quanto o leite estão cheios de compostos ativos que induzem ao sono profundo e reparador.

Sua mistura tem sido usada desde a antiguidade como remédio contra a insônia, chegando a substituir alguns dos medicamentos recomendados contra este problema.

O mel contém açúcares naturais e triptofano, os quais estimulam a liberação das substâncias químicas que ajudam a dormir bem.

Isto, junto com os nutrientes do leite, promove o aumento da serotonina, um neurotransmissor relacionado com o relaxamento e o alívio do estresse.

7. Previne o envelhecimento precoce

A combinação destes dois ingredientes não só reduz o risco de envelhecimento precoce da pele, como também atua no resto do corpo.

Muitas de suas propriedades antioxidantes diminuem o efeito negativo dos radicais livres, moléculas que afetam a atividade celular no corpo.

Algumas culturas antigas tratam este remédio como “o elixir da vida”, já que seu consumo regular evita a deterioração celular e o desenvolvimento de muitas doenças.

Você se anima a preparar esta bebida? Adicione uma colher de sopa de mel em seu copo de leite morno e aproveite todos os seus benefícios para o descanso e a saúde.

Fonte: Melhor com saúde