Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Abrangência do Encontros e Caminhos será ampliada de 29 para 54 municípios

Serão contemplados 54 municípios da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná-Amop

  • 29/01/2018
  • Foto(s): Assessoria
  • Região
Abrangência do Encontros e Caminhos será ampliada de 29 para 54 municípios

Secretários, gestores ambientais e coordenadores do Programa Encontros e Caminhos dos 29 municípios da Bacia do Paraná-3 (BP3), se reuniram ontem (26), na sede do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu para os alinhamentos de encerramento do Programa, edição 2017/2018. Um evento final e a formalização de novo convênio estiveram entre os assuntos.

A abrangência geográfica do Encontros e Caminhos será ampliada. Até agora eram contemplados os 29 municípios da BP3, porém, a partir deste ano, com nova pactuação, serão contemplados 54 municípios da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná-Amop, conforme o assistente da Diretoria Coordenação da Itaipu Binacional, Gilmar Secco.

A preservação ambiental, educação e cultura, com recuperação de nascentes, expedições, hortas em formato de mandalas, construção de cisternas, palestras, oficinas de grafitagem, plantio de árvores, soltura de alevinos estiveram entre as ações das coordenações municipais, atividades que podem ser mantidas, ou, incrementadas, segundo o assessor da Coordenação de Itaipu, Sérgio Oliveira.

Com a reunião de todos os participantes o que se busca é o alinhamento quanto a assuntos dos programas socioambientais de Itaipu e avaliação da primeira etapa do Encontros e Caminhos. Pontos altos, pontos baixos e a definição do evento de encerramento, que deve ocorrer em abril, estiveram em pauta.

Além disso, temas como o Programa Oeste em Desenvolvimento, abrangendo o Sistema Regional de Inovação (SRI), programa de descontos para visitação à Itaipu e atuação dos Comitês Gestores Municipais foram abordados.

Como sugestão da presidente do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros, Cleci Loffi, e do presidente da Amop, Rineu Menoncin, o evento de coroação da edição 2017/2018, deve contar com a assinatura do novo convênio.

Fonte: Assessoria