Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Vertedouro da Usina de Itaipu é aberto e libera cinco vezes a vazão média das Cataratas

As 14 comportas das três calhas do vertedouro foram abertas simultaneamente entre 6h e 9h deste domingo (28)

Vertedouro da Usina de Itaipu é aberto e libera cinco vezes a vazão média das Cataratas

A Usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, abriu simultaneamente, entre 6h e 9h deste domingo (28), as 14 comportas das três calhas do vertedouro.

Durante as três horas, o vertimento médio foi de 7,5 mil metros cúbicos de água por segundo, o equivalente a cinco vezes a vazão média das Cataratas do Iguaçu, segundo a própria hidrelétrica.

A cena é considerada rara, mas aconteceu pela segunda vez em menos de 15 dias – a primeira foi no dia 14 deste mês. As chuvas intensas que ocorrem em toda a Bacia do Rio Paraná desde o fim de dezembro permitiram a reabertura das três calhas, informou a usina.

Mesmo com previsão de mais pancadas de chuva intensas e de curta duração nos próximos dias na região do reservatório da usina, conforme a Divisão de Estudos Hidrológicos e Energéticos da Itaipu, as três calhas não devem reabrir tão cedo.

O nível do Rio Paraná, no entanto, deve permanecer elevado, segundo a usina. Até a situação voltar ao normal, a Comissão de Cheia da Itaipu estará em atividade. O grupo emite boletins de alertas hidrológicos para os órgãos responsáveis pela defesa civil da região.

O vertedouro é uma estrutura utilizada para escoar o excedente de água do reservatório – não utilizada para a produção de energia. Antes das duas aberturas deste mês, a operação simultânea das três calhas havia ocorrido em junho de 2016.

E antes disso, no dia 22 de novembro de 2015, quando a abertura de todas as comportas durou o dia todo. Naquela data, aconteceu o recorde diário de visitação à usina, com mais de 10 mil pessoas passando pelo local.

Fonte: g1