Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Primeiro caso de Zika Vírus é confirmado em Toledo

  • 18/02/2016
  • Foto(s): Catve
Primeiro caso de Zika Vírus é confirmado em Toledo
O primeiro caso de Zika Vírus em Toledo foi confirmado nesta quinta-feira (18), pela Secretaria de Saúde do município. 

A mulher de 56 anos contraiu a doença no Mato Grosso do Sul. Ela esteve em Safezal e Nova Mutum do dia 8 de dezembro a 18 de janeiro. No dia 26 de janeiro, ela procurou atendimento na Unidade de Pronto Atendimento em Toledo. Dois dias depois, ela voltou a UPA e foi notificada com suspeita da doença e já iniciou o tratamento. 

O resultado do exame, porém, só saiu nesta quinta-feira (18) e a mulher continua com acompanhamento médico. 

Em Toledo ainda há exames aguardando resultados de dengue, Zika e Chikungunya. São 134 casos notificados de dengue, sendo 34 confirmado e destes 18 autóctones e 16 importados. De Zika Vírus foram 8 casos suspeitos, 4 descartados, um confirmado e outros três aguardam resultados. De Chikungunya, 11 casos notificados, dois foram descartados e outros 9 ainda aguardam resultado. 


SINTOMAS

Cerca de 80% das pessoas infectadas pelo vírus Zika não desenvolvem manifestações clínicas. Os principais sintomas são dor de cabeça, febre baixa, dores leves nas articulações, manchas vermelhas na pele, coceira e vermelhidão nos olhos. Outros sintomas menos frequentes são inchaço no corpo, dor de garganta, tosse e vômitos. No geral, a evolução da doença é benigna e os sintomas desaparecem espontaneamente após 3 a 7 dias. No entanto, a dor nas articulações pode persistir por aproximadamente um mês. Formas graves e atípicas são raras, mas quando ocorrem podem, excepcionalmente, evoluir para óbito, como identificado no mês de novembro de 2015, pela primeira vez na história.

Observe o aparecimento de sinais e sintomas de infecção por vírus Zika e busque um serviço de saúde para atendimento, caso necessário.

Fonte: Catve

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99102-5533