Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Sebastián Piñera é eleito presidente do Chile pela 2ª vez

Ex-presidente conservador venceu com 54% dos votos

Sebastián Piñera é eleito presidente do Chile pela 2ª vez

Sebastián Piñera, ex-presidente conservador e representante da coalização de centro-direita "Vamos Chile", venceu o segundo turno das eleições presidenciais chilenas deste domingo (17). Ele vai suceder Michelle Bachelet a partir de março do ano que vem.

Aos 99,9% da apuração, Piñera conquistou 54,58% dos votos e seu rival, Alejandro Guillier, 45,42%. Guillier reconheceu uma "dura derrota" e parabenizou Piñera pela vitória. A presidente Bachelet também telefonou para parabenizá-lo por sua vitória.

Em discurso a simpatizantes, Piñera disse que proporá grandes acordos para ser "o presidente de todos". "Recebemos esta vitória magnífica com humildade, mas também com esperança", disse Piñera a seus simpatizantes, que gritavam "o Chile se salvou!".

"Viva a diferença, viva o pluralismo de ideias! Mas nunca essas diferenças devem nos converter em inimigos, porque cada vez que os chilenos se enfrentam e se transformam em inimigos, consumam suas maiores derrotas", anunciando seu compromisso com o diálogo e com os acordos.

Piñera era visto como o favorito durante a campanha presidencial. No entanto, obteve apenas 36,64% dos votos no primeiro turno - quando Guillier conquistou 22,7% - e a disputa ficou mais acirrada para esta segunda votação.

A vantagem sobre Guillier resultou maior do que o esperado. As últimas pesquisas eleitorais apontavam um empate técnico.

Nos arredores do hotel do centro de Santiago onde o comando de Piñera aguardava a divulgação dos resultados, partidários eufóricos se concentravam. "É uma vitória maior do que o esperado", disse o senador Juan Antonio Coloma, do Chile Vamos, movimento de direita que apoia o empresário.

Pelo Twitter, Guillier agradeceu o apoio de seus eleitores: "Obrigado ao povo chileno e às milhões de pessoas que nos entregaram sua confiança. Mas isso não acaba. Seguiremos adiante lutando por direitos sociais. Estamos tranquilos e com a cabeça levantada, já que sem dúvida demos tudo pelos nossos ideais. Milhões de obrigados!"

Aos 67 anos, o detentor de uma fortuna estimada em US$ 2,7 bilhões, de acordo com a revista "Forbes", Piñera era o candidato preferido entre empresários e investidores para comandar os rumos do país.

Com a vitória, ele será o único político de direita a governar o Chile em duas ocasiões. Seu primeiro mandato foi entre 2010 e 2014, quando também sucedeu Bachelet.

Fonte: G1

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99102-5533

Categorias relacionadas