Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Sete alimentos para proteger os rins e a bexiga

Sete alimentos para proteger os rins e a bexiga

 

Estes órgãos desempenham um papel importante no nosso corpo, não só porque são básicos para o sistema urinário, mas porque atuam em conjunto com o fígado para remover substâncias filtradas da corrente sanguínea.

Enquanto os rins são responsáveis por filtrar e limpar cerca de 200 litros de sangue por dia, a bexiga tem a função de armazenar a urina produzida para expulsá-la posteriormente.

Embora ambos cumpram essas tarefas como parte de seus processos biológicos, às vezes apresentam dificuldades devido à acumulação excessiva de toxinas, ou ao desenvolvimento de infecções e problemas inflamatórios.

Portanto, é recomendável praticar hábitos que ajudem a melhorar as funções desses órgãos, principalmente no que tem a ver com a alimentação.

Para isso, podemos aproveitar as propriedades de alguns alimentos para proteger os rins e a bexiga. Você já está acostumado a consumi-los? Conheça-os a seguir!

Melhores alimentos para proteger os rins e a bexiga

1. Mirtilos

Devido ao seu elevado teor de nutrientes essenciais, os mirtilos foram considerados um dos melhores alimentos para proteger o sistema urinário.

Seus compostos antioxidantes apoiam o processo de eliminação de toxinas, fortalecendo as funções renais e otimizando a produção de urina.
Tem propriedades anti-inflamatórias que ajudam a prevenir problemas como a cistite, uma doença que afeta regularmente a bexiga.
Sua ingestão evita que as bactérias e vírus ataquem os tecidos desses órgãos, prevenindo infecções.
É um remédio complementar contra cálculos renais, pois ajuda a eliminar os depósitos de cálcio e ácido úrico.

2. Salsão

O salsão é um vegetal diurético utilizado há séculos como um remédio contra as doenças que afligem os rins.

Contém altos níveis de potássio, um mineral que favorece a expulsão de líquidos retidos, evitando problemas inflamatórios.
Seus antioxidantes apoiam a decomposição e expulsão de toxinas, facilitando sua passagem pelos dutos urinários.
Conta com propriedades anti-inflamatórias, que reduzem o risco de desenvolver doenças nos rins e na bexiga.

3. Melancia

Esta conhecida fruta tropical contém água e poderosos antioxidantes que ajudam a hidratar o corpo, melhorando o funcionamento do sistema urinário.

Seu consumo regular diminui a inflamação causada pela retenção de líquidos, um dos fatores que interferem nas tarefas dos rins.
Atua como um remédio natural contra a cistite, estimulando a produção de urina para remover bactérias acumuladas nas paredes da bexiga.
Contém potássio e magnésio, minerais que participam do trabalho renal.
Suas fibras e antioxidantes ajudam a filtrar as toxinas presentes no sangue, evitando que elas se acumulem em quantidades excessivas.

4. Abacaxi

O abacaxi está posicionado como um dos principais alimentos para proteger os rins e o sistema imunológico.

Seus principais benefícios são atribuídos à sua alta concentração de bromelina, uma poderosa enzima que ajuda a quebrar as toxinas que escapam do sangue.
Esta substância lhe confere efeitos anti-inflamatórios e antibacterianos, ideais para reduzir o risco de infecções no sistema.
Contém vitaminas A e C, que ajudam a fortalecer as defesas para melhorar a resposta contra o ataque de agentes patogênicos.
Essa fruta ajuda a acalmar a irritação da bexiga e reduz o risco de cálculos renais.

5. Morangos

Essas frutas estão cheias de antioxidantes e nutrientes essenciais que apoiam a função renal, evitando dificuldades devido à retenção de líquidos e toxinas.

Suas vitaminas e minerais ajudam a regular os processos inflamatórios, reduzindo o risco de insuficiência.
Elas inibem os efeitos negativos dos radicais livres, que são principalmente responsáveis pela oxidação celular.
Restauram o equilíbrio de líquidos, otimizando a produção de urina.

6. Espinafre

Nos últimos anos o consumo de espinafre se tornou popular, pois é um alimento com poucas calorias que fornece importantes nutrientes essenciais.

No caso do sistema urinário é bastante benéfico, pois tem propriedades diuréticas que ajudam a promover a eliminação de fluidos.
Seus antioxidantes melhoram o processo renal que filtra as toxinas do sangue e, por sua vez, neutralizam o impacto negativo dos radicais livres.
Atua como um tônico para a bexiga, evitando a irritação de seus tecidos em caso de infecção bacteriana.

7. Salsa

A salsa, especialmente preparada em infusão, é um remédio natural que ajuda a desintoxicar os rins para prevenir doenças crônicas.

Contém clorofila, antioxidantes e fibras naturais que promovem a eliminação de resíduos, evitando que eles se acumulem nos tecidos.
Isso ajuda a reduzir a inflamação dos dutos urinários, principalmente no caso de pedras renais e infecções.
É diurética, o que facilita o alívio da retenção de líquidos.

Você está passando por uma infecção do trato urinário? Você está preocupado em ter problemas com sua bexiga ou rins? Não hesite em aumentar o consumo desses alimentos para tirar proveito de seus benefícios.

Além disso, lembre-se de complementá-los com a ingestão diária de água, pois este líquido é vital para manter os órgãos saudáveis.

Fonte: Melhor com saúde