Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Aposentadoria rural não deve mudar com reforma

Reforma da Previdência deve manter regras atuais para aposentadoria rural

Aposentadoria rural não deve mudar com reforma

O Governo Federal não deve alterar as regras para a aposentadoria do trabalhador rural. Ao contrário do que foi previsto na primeira proposta da Reforma da Previdência enviada ao Congresso Nacional, que criava uma contribuição obrigatória e aumentava a idade mínima para acessar o benefício, por exemplo, o novo texto deve ser menos rígido com o setor. Segundo o ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, o assunto está sendo revisto internamente e o presidente da República, Michel Temer, deve manter os requisitos que valem hoje.

“Eu particularmente acho que não deve mexer na aposentadoria do trabalhador rural. E essa é uma posição que está se consolidando dentro do governo. O próprio presidente está revendo isso, está pensando nisso, de não mexer na aposentadoria do trabalhador rural. Pode discutir um ano ou dois a mais de idade, mas é questão a ser discutida”, afirmou em entrevista ao programa Direto ao Ponto na edição especial de três anos.

O ministro avaliou também que a Reforma da Previdência não será tão ampla como o esperado. No entanto, citou esforços que o governo faz para engordar o caixa. “A maior reforma da Previdência nós estamos fazendo dentro do nosso ministério que é controle do auxílio-doença. Só este ano deixamos de pagar em torno de R$ 4,1 bilhões e em 2018 vamos chegar a 18 bilhões. Economia gigantesca pro caixa da previdência”. A pasta que ele comanda é responsável pela parte operacional do INSS.    

Outras mudanças

Além da aposentadoria rural, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), pago para pessoas que chegam aos 65 anos sem aposentadoria e também aquelas com problemas físicos ou mentais não será alterado. “Queriam desvincular do salário mínimo e aumentar idade para 70 anos. Eu fui contra internamente, o presidente se convenceu dos nossos argumentos, conversei com o relator, deputado Arthur Maia, e ele voltou atrás. Vai ser vinculado ao salário mínimo e também idade não vai ficar em 70 anos, deve ficar como está hoje, talvez um ano ou dois a mais na idade”.

Fonte: Canal Rural