Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Sicredi cria comitê de mulheres cooperativistas

Objetivo é atuar no desenvolvimento do cooperativismo nas comunidades dos Campos Gerais.

Sicredi cria comitê de mulheres cooperativistas

A Sicredi Campos Gerais PR/SP realizou, na última sexta-feira (27), uma noite especial só para associadas. O 2º Encontro de Liderança Feminina, que teve o apoio das cooperativas Frísia e Castrolanda, reuniu cerca de 350 convidadas na sede da cooperativa, em Ponta Grossa (PR).

Na ocasião, também foi formado o Comitê de Mulheres, cujo objetivo é atuar no desenvolvimento do cooperativismo nas comunidades. O grupo conta com mais de 50 integrantes dos 14 municípios da área de atuação da Cooperativa.

Durante o evento, as convidadas participaram de palestra com a facilitadora Priscilla de Sá, com o tema “Para as Mulheres que são a diferença no mundo”. Dentro de sua fala, várias reflexões sobre como estão as mulheres do século XXI e os desafios que essa nova mulher tem pela frente.

Logo após a fala da palestrante, as diretoras de Operações e de Negócios da Sicredi Campos Gerais, Tilene Farina e Leila Grik, assumiram o palco. As duas apresentaram um panorama da participação das mulheres dentro do Sicredi, seja com colaboradoras ou como associadas. Atualmente, 58% dos mais de 23 mil colaboradores do Sicredi no Brasil são do sexo feminino, enquanto que o percentual de mulheres associadas é inferior a 32%.

Diante destes números, as diretoras fomentaram entre as associadas a criação de um comitê buscando o desenvolvimento desse público dentro do movimento do cooperativismo. Ao todo, mais de 50 mulheres aceitaram o desafio, com atividades iniciais previstas para 2018. A proposta é que elas participem de cursos de formação cooperativa e educação financeira, entre outros, façam visitas a outros comitês e possam, a partir do 2º semestre de 2018, pensar em práticas que difundam os valores cooperativistas nas comunidades onde atuam – sempre trabalhando paralelamente às ações já desenvolvidas pela Cooperativa.

“Pensamos em tudo com muito carinho. Cada detalhe foi preparado para que sentissem como são importantes para nós e como podem fazer mais como líderes de suas comunidades. Acreditamos que desenvolver pessoas é o que gera crescimento e, as mulheres são uma parcela muito importante nesse processo. Por isso, sempre estivemos trabalhando para o desenvolvimento deste público e agora sagramos esse apoio com a criação do comitê”, frisou a diretora Leila Grik.

A diretora de operações, Tilene Farina, ressalta a importância da iniciativa. “Ver como temos mulheres influentes, em diversos aspectos, é muito gratificante. Nesta noite, reunimos mulheres de perfis diferentes, de cidades diferentes, porém todas com um propósito comum, dispostas a encarar este desafio da criação do comitê conosco. Entender que juntos somos ainda mais fortes foi o primeiro passo. Agora partimos para a constituição do comitê”, explica Tilene.

Fonte: Central Press