Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Por que uma vitória sobre o Ceará pode deixar o Inter na Série A de 2018

Só em uma edição até hoje uma equipe precisou de mais de 64 pontos para subir de divisão.

  • 27/10/2017
  • Foto(s): gauchazh.clicrbs
  • Esportes
Por que uma vitória sobre o Ceará pode deixar o Inter na Série A de 2018

Em pontos corridos, não há decisão, todos os jogos valem os mesmos três pontos e todos aqueles clichês que já ouvimos. Mas, definitivamente, Inter x Ceará, marcado para as 17h30min de sábado no Beira-Rio, é uma partida especial. Uma vitória dá ao time gaúcho 64 pontos — e com essa pontuação, é praticamente impossível uma equipe da Série B não garantir o acesso à Primeira Divisão.

Desde 2006, quando ficou estabelecida a fórmula de 38 rodadas e quatro classificados, essa pontuação não foi suficiente para ascender só em uma edição. Em 2012, o São Caetano chegou a 71 pontos, mas ficou atrás de Vitória e Atlético-PR no número de vitórias.

Definitivamente, tratou-se de uma temporada especial. Para se ter uma ideia, na mesma 32ª rodada de hoje, os cinco primeiros colocados tinham uma pontuação altíssima: Goiás (67), Vitória (66), Criciúma (65), Atlético-PR (59) e São Caetano (58). Para comparar: o Inter líder de 2017 tem 61 pontos, e o quarto colocado, Ceará, tem 55.

Nas outras edições da Segunda Divisão, fazer 64 pontos assegurou classificação sempre. Pela média atual, comparando com os demais anos, a projeção se justifica. Basta ver os caminhos dos principais concorrentes.

Atual quinto colocado, o Vila Nova já jogou 32 vezes (na terça-feira, perdeu para o Paraná). Para alcançar 64 pontos, teria de vencer quatro e empatar um em seus próximos seis jogos. Isso significa um aproveitamento de 72%, um número superior inclusive ao do Inter — e tem um confronto direto com os gaúchos no Beira-Rio. E ainda tem um déficit de 17 gols no saldo.Sexto, o Oeste tem sete partidas pela frente.

Para chegar à pontuação do Inter em caso de vitória sobre o Ceará, tem de vencer cinco jogos e tirar 13 gols de diferença. Já o Londrina, sétimo, precisa de um aproveitamento de 85% (nem o Corinthians do primeiro turno do Brasileirão atingiu essa marca) e ainda recuperar 18 gols de saldo.

Por causa desses dados, o Inter trata de fazer uma Copa do Mundo para este jogo de sábado. Dúvida para enfrentar o Ceará, Leandro Damião fez o alerta:
— É mais uma decisão. O Ceará está entre as equipes com melhores pontos fora de casa. Temos que respeitar e fazer nosso papel. Temos chance de conquistar seis pontos nos próximos jogos.

William Pottker também comentou:
— O Ceará também propõe o jogo, busca o gol, por isso estão bem na tabela. Tem tudo para ser um grande espetáculo. Mas não dá para fazer contas. Depois do jogo contra o Santa Cruz, disseram que o acesso estava garantido. Ganhamos mais dois e ainda não subiu. Temos de ganhar. Quando a tabela nos ajudar, vamos atingir o objetivo.

DIFERENÇA ENTRE PROJEÇÃO E MATEMÁTICA
Apesar da tendência de que 64 pontos sejam suficientes para um time ir para a Primeira Divisão, ela não é uma garantia de acesso. O número é uma projeção, com base no aproveitamento atual, na média histórica e nos confrontos que faltam para os concorrentes. Por isso, é impossível que o Inter suba já neste sábado, mesmo que vença o Ceará e atinja 64 pontos.

A primeira chance de antecipar o retorno à Série A será apenas no final de semana que vem. Para isso, precisa ganhar de Ceará e CRB e torcer contra Vila Nova, Oeste e Londrina. A classificação matemática, obviamente, só é confirmada quando não tem mais possibilidade de ser alcançado pelo quinto colocado.

 

Fonte: gauchazh.clicrbs