Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Dono de frigorífico é condenado à prisão por estupro de duas meninas

A condenação, monocrática e de primeira instância, foi dada pelo juiz Marcelo Ivo de Oliveira.

Dono de frigorífico é condenado à prisão por estupro de duas meninas

O empresário José Carlos Lopes foi condenado nesta segunda-feira (23) a 19 anos e 10 meses de prisão por crime de estupro de vulnerável envolvendo duas meninas. De acordo com a sentença, ficou demonstrado que ele praticou conjunção carnal e outros atos libidinosos com uma vítima de 13 anos e atos libidinosos com outra de 10 anos de idade.

O crime de estupro de vulnerável está previsto no art. 217-A do Código Penal Brasileiro.

A condenação, monocrática e de primeira instância, foi dada pelo juiz Marcelo Ivo de Oliveira, da 7ª Vara Criminal de Competência Especial da Comarca de Campo Grande (MS), onde os crimes teriam ocorrido. O empresário responderá em liberdade.

Segundo a sentença, "a simples conduta de obrigar, ou pagar para que a vítima, menor de 14 anos, tire a roupa, sem obrigá-la à prática de ato sexual, configura o crime de estupro de vulnerável, ficando dispensado o contato físico para a sua caracterização, bastando que haja envolvimento corpóreo em local promíscuo [motel]".

José Carlos Lopes é dono do Frigolop Frigoríficos Ltda., na cidade de Terenos, a 30 km de Campo Grande, e um dos empresários mais respeitados do Mato Grosso do Sul.

Natural de Lagoa Vermelha (RS), ele estreitou seus laços com políticos, autoridades locais e nacionais, inclusive do poder Judiciário, em 2013, ao celebrar seu aniversário de 60 anos em uma grande festa na capital regada a bebidas importadas e com bandas e DJs vindos de São Paulo e Rio de Janeiro.

Rede de exploração sexual

Zeca Lopes tornou-se réu em 2015 na investigação de uma rede de exploração sexual de adolescentes. Por envolver crianças e menores de 18 anos, o processo corre em segredo de justiça.

As provas contra Lopes, como interceptações telefônicas, foram produzidas pelo GAECO (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), e a denúncia, oferecida pelo Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul.

Há registros de conversas entre Lopes e Rosedélia Alves Soares, a Rose, acusada de aliciamento de menores para a exploração sexual em Campo Grande.

De acordo com o MPE/MS, foram anexados ao processo depoimentos das meninas na fase de investigação policial, gravados em áudio e vídeo.

Nas declarações, segundo o Ministério Público, as meninas reconheceram Lopes por fotografia. A mais velha, de 13 anos, afirmou que teve relações sexuais com ele, enquanto a criança de 10 anos contou que tirou a roupa para o empresário.


Também foram condenadas as aliciadoras Jorsiane Soares Correia (13 anos e 5 meses de prisão) e Mônica Matos dos Santos (9 anos e 4 meses) por coautoria em estupro e facilitação à prostituição infantil.

A maior pena foi para Rosedélia, a Rose, condenada a 25 anos, 7 meses e 24 dias de reclusão, por submeter cinco vítimas à prostituição, sendo uma de 10 anos, duas de 13 anos e duas de 14 anos.

Labirinto de Creta

Em julho deste ano, Zeca Lopes foi um dos principais alvos da Operação Labirinto de Creta, desencadeada pela Polícia Federal e a Receita Federal.

Na mansão do empresário, em um bairro nobre de Campo Grande, foram apreendidos carros de luxo e importados, uma televisão LG de 105 polegadas avaliada em R$ 300 mil, joias, relógios, dinheiro e uma adega de vinhos estimada em R$ 700 mil.

A operação investiga, entre outros, crimes contra a ordem tributária.

Outro lado

José Belga Trad, advogado de José Carlos Lopes, afirmou que a defesa recorrerá da decisão assim que for intimada.

"Nos crimes sexuais, a prova biológica é de fundamental importância. O MP apenas diz que meu cliente esteve no local, mas não apresenta provas. As meninas não foram submetidas a exame de corpo de delito. As menores se retrataram em juízo, inclusive", declarou o advogado.

Procurado pelo UOL para saber se houve exame de corpo de delito nas vítimas, o Ministério Público confirmou que não fez o pedido por considerar irrelevante nesse caso. O MP alega que há um entendimento jurídico que, abaixo de 14 anos, crimes como estes são tratados pela lei como estupro.

Fonte: UOL