Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Paraná realiza semana de prevenção da osteoporose

Terceira semana de outubro foi o período instituído por lei estadual para levar informações à população e ampliar às iniciativas relacionadas à doença.

Paraná realiza semana de prevenção da osteoporose

O Governo do Paraná promove pela primeira vez a Semana Estadual de Prevenção e Combate da Osteoporose.

A terceira semana de outubro foi o período instituído por meio de lei estadual para levar informações à população e ampliar às iniciativas relacionadas à doença.

O deputado estadual José Carlos Schiavinato é o autor da lei.

O coordenador estadual da Saúde do Idoso, Rubens Bendlin, comenta que a lei traz um grande avanço para a área.

“É muito importante a instituição de uma data com um tema tão relevante e que vem de encontro às estratégias do Estado em busca de melhorar a vida dos idosos, considerando o aumento da expectativa de vida e, consequentemente, o aumento dessa população”, fala.

VÍDEO – Nesta terça-feira (17), a Secretaria de Estado da Saúde organizou uma videoconferência com todas as regionais de saúde do Estado para abordar o tema.

O evento reuniu diversos profissionais da área de gerontologia, endocrinologia, reumatologia, fisioterapia e nutrição para falar sobre a epidemiologia, os fatores de risco, a prevenção, o diagnóstico e o tratamento da osteoporose.

“De modo geral a prevenção da osteoporose pode ser resumida ao famoso binômio da manutenção de uma alimentação saudável e da prática regular de atividade física, além do afastamento de hábitos como o tabagismo e o uso de álcool”, resume Bendlin.

A osteoporose também pode estar relacionada a fatores genéticos, diabetes, hipertireoidismo, menopausa precoce e outros.

ALIMENTAÇÃO – A nutricionista da Fundação de Apoio e Valorização do Idoso, Simone Fiebrantz Pinto, falou sobre o papel da alimentação na osteoporose.

Segundo ela, é a alimentação no decorrer de toda a vida que vai ajudar a fazer o estoque de cálcio nos ossos. Para isso, a principal orientação é o consumo regular de leite e derivados, que são as principais fontes de cálcio.

“Essa manutenção do cálcio já começa na gestação, passando pela infância e puberdade, para já ter o impacto quando adulto e, principalmente, quando idoso”, diz.

Simone também destaca a importância da vitamina D como fonte para a fixação do cálcio.

“Vários estudos mostram que a população é deficiente em vitamina D. Por isso, é importante consumir alimentos como ovo, sardinha, atum, manteiga e o próprio leite, que contêm a vitamina e, aliados ao sol, ajudam na fixação do cálcio”, orienta.

A nutricionista alerta para o consumo excessivo de café e outras bebidas que também contenham cafeína.

“Esses alimentos têm um componente que diminui a absorção e a fixação do cálcio. Portanto, devemos limitar o consumo dessas bebidas a quatro xícaras diárias, no máximo. O mesmo cuidado deve ocorrer com as carnes, pois o excesso de proteína também prejudica o estoque de cálcio”, explica.

QUEDAS – A doença está relacionada às fraturas de ossos ocasionadas por quedas.

“Portanto, prevenir a osteoporose é uma maneira de fazer com que os agravos de uma queda sejam os menores possíveis”, ressalta a geriatra da Secretaria de Estado da Saúde, Adriane Miró.

Dados da National Osteoporosis Foundation mostram que 50% das mulheres e 25% dos homens acima dos 50 anos vão apresentar pelo menos uma fratura por osteoporose na vida e, após a primeira fratura, as chances de uma nova aumentam em cinco vezes ainda no primeiro ano.

Os valores estão relacionados à queda na massa óssea que começa a ocorrer a partir dessa faixa etária.

O enfoque principal são as fraturas de quadris: 20% dos pacientes que têm esse tipo de fratura morrem após um ano; 30% ficam incapazes permanentemente; 40% não conseguem mais andar sozinhos e 80% perdem a capacidade de realizar pelo menos uma atividade que realizava antes da fratura.

Adriane orienta sobre fatores que pode causar as quedas e devem ser verificados.

De acordo com a médica, elas podem ser causadas por fatores como o uso de medicamentos inadequados ou o uso incorreto deles, por um déficit visual ou auditivo e a falta de segurança nos ambientes residenciais.

PROGRAMAÇÃO – A programação da Semana Estadual de Prevenção e Combate à Osteoporose continua nesta sexta-feira (20) quando a Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com outras instituições, promove a Feira de Orientações sobre a Osteoporose.

O evento acontece das 9h às 16h, na Rua da Cidadania do Pinheirinho, na Avenida Winston Churchill, 2033, em Curitiba. O objetivo é levar informações à população sobre a doença e as formas de prevenção.

Fonte: AEN