Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

RF divulga balanço de apreensões no primeiro final de semana da Operação Muralha

A Operação Muralha, desenvolvida na região de Foz do Iguaçu, iniciou sua segunda fase no ano em 03/10/17.

  • 09/10/2017
  • Foto(s): Receita Federal
  • Policial
RF divulga balanço de apreensões no primeiro final de semana da Operação Muralha

Neste final de semana (6, 7 e 8), na barreira de fiscalização instalada ao lado da praça de pedágio em São Miguel do Iguaçu/PR, durante abordagem no âmbito da Operação Muralha, servidores da Receita Federal, juntamente com policiais do BPFron, realizaram apreensões de armas e drogas em ônibus de linha.

A primeira apreensão ocorreu na sexta-feira, por volta das 21h, quando servidores realizaram abordagem a um ônibus da linha Foz do Iguaçu - Ponta Grossa/PR. Durante inspeção minuciosa, verificou-se que havia 1kg de cocaína abandonado embaixo do último banco do veículo. A droga estava oculta em meio a algumas roupas e produtos de higiene pessoal, porém, mesmo com a ajuda do cão de faro, não foi possível localizar a pessoa que a transportava.

Já no sábado, por volta das 12h, servidores da Receita abordaram um ônibus da linha Foz do Iguaçu/PR - Rio de Janeiro/RJ. Ao iniciar a fiscalização no veículo, percebeu-se que havia poucos passageiros e, dentre eles, uma mulher apresentava um nervosismo excessivo. Durante entrevista, a passageira afirmou que não possuía bagagens, porém, ao verificar o bagageiro do ônibus, foi encontrada uma bolsa pequena em nome da passageira onde estavam 4 pistolas 9 milimetros. A mulher, que já possuía passagem policial por porte de drogas, e as armas foram encaminhadas para a Polícia Civil de São Miguel do Iguaçu.

No domingo, por volta das 13hrs, foram encontrados crack e maconha em um ônibus da linha Foz do Iguaçu/PR - Porto Alegre/RS. Durante fiscalização no interior do veículo, um passageiro do sexo masculino com aproximadamente 30 anos, chamou atenção por seu comportamento e, durante inspeção minuciosa em sua bagagem, foram encontrados dois capacitores de bateria os quais foram encaminhados para verificação no aparelho de Raio-X da Receita. Por meio das imagens geradas pelo aparelho, foi constatada a presença de uma substância orgânica estranha à estrutura dos equipamentos. Ao desmontá-los, foram encontrados em seu interior dois grandes tabletes de crack. Além disto, também foi encontrado um tablete de maconha oculto dentro da poltrona ocupada por esse viajante. Durante entrevista o passageiro alegou ter comprado a mercadoria no Paraguai e que não sabia haver drogas no interior do produto, e que a maconha era para seu uso próprio.
Todos os infratores, juntamente com seus ilícitos, foram conduzidos para a Delegacia da Polícia Civil de São Miguel do Iguaçu para as medidas cabíveis.

A Operação Muralha, desenvolvida na região de Foz do Iguaçu, iniciou sua segunda fase no ano em 03/10/17. As ações estão sendo desenvolvidas na barreira fixa montada próxima ao pedágio de São Miguel do Iguaçu/PR, com revezamento de equipes nas 24h do dia, e nas estradas vicinais, lago do reservatório de Itaipu e Rio Paraná através de incursões das equipes volantes de prontidão.

Essa iniciativa está inserida no âmbito do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), instituído pelo Decreto nº 8.903/2016, tem como diretrizes a atuação integrada e coordenada dos órgãos de segurança e de fiscalizações atuantes nas fronteiras, e como foco, o fortalecimento da prevenção, do controle, da fiscalização e da repressão aos delitos transfronteiriços, como contrabando, descaminho, tráfico de drogas, armas e medicamentos, entre outros. Participam da Operação a Receita Federal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil do Paraná, Polícia Militar do Paraná – BPFRON, Marinha e Exercito brasileiros.

Fonte: Daiane Staub com infor. da Receita Federal