Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

'O Sul é Meu País' realiza plebiscito para se separar do Brasil; região contará com vários pontos de votação

O movimento reconhece que o plebiscito não tem valor legal por não ter sido aprovado pelo Congresso

  • 03/10/2017
  • Foto(s): Imagem Ilustrativa
  • Região

Embalado pela votação em que o povo da Catalunha aprovou a independência da Espanha, o movimento O Sul é Meu País promove no próximo sábado (7), das 8h às 20h, um plebiscito informal para consultar os eleitores de Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul sobre a possibilidade de se separar do resto do Brasil.

A organização da consulta, batizada de Plebisul, espera contar com a participação de um milhão de moradores dos três estados do Sul – o equivalente a quase 5% do eleitorado da região, composto por 21,28 milhões de pessoas.

Segundo os organizadores, qualquer eleitor pode participar do plebiscito, até mesmo aqueles que são contrários à separação. “O objetivo desta consulta popular é saber verdadeiramente o que pensam todos os sulistas”, justifica texto do movimento sobre o plebiscito. Em princípio haverá pelo menos uma urna em cada um dos 1.191 municípios dos três estados. Os locais de votação estão divulgados no site de O Sul é Meu País.

O movimento reconhece que o plebiscito não tem valor legal por não ter sido aprovado pelo Congresso. Aliás, a Constituição brasileira proíbe a separação de qualquer unidade da federação. Mas os organizadores afirmam que a consulta não fere a legislação por se tratar de uma manifestação pacífica de opinião, direito assegurado pela Constituição.

Durante o plebiscito, os eleitores que quiserem também poderão assinar um projeto de lei de iniciativa popular, para ser apresentado ao Congresso, propondo a realização de um plebiscito oficial em 2018 sobre o assunto. O movimento espera chegar a três milhões de assinaturas.

Não é a primeira vez que O Sul é Meu País realiza um plebiscito informar. Em outubro de 2016, outra consulta foi realizada. Á época, participaram 617,5 mil pessoas. E 95,75% disseram ser favoráveis à separação dos três estados do restante do Brasil.

Em entrevista a RPC, Celso Deucher, um dos representantes do movimento, fala a respeito do Plebisul, e pontua que é viável sim essa separação.

SONORA 01

Celso ainda explica como seria esse novo país, se realmente for adiante esse movimento.

SONORA 02

As votações para o Plebisul acontecem neste sábado.

Em Santa Helena o local de votação será na Praça Central próximo ao Monumento ao Colono.

Em São Miguel do Iguaçu haverá três pontos de votação: Próximo ao Supermercado Panorama, Rua Euclides da Cunha; ao Supermercado Itaipu e o Supermercado Lar.

Em ambas as cidades a votação ocorrerá das 8h30 às 17h.

Confira os outros pontos de votação nos municípios da região:

Marechal Cândido Rondon: Supermercado Copagril - Av. Maripá, 2180 - Alvorada − Marechal Cândido Rondon/PR; e Bairro Ana Paula.

Missal: AV. DOM GERALDO SIGAUD, ESQUINA RUA CASTELO BRANCO (EM FRENTE BAIXINHO PIZZARIA & CHOPERIA; e AV. DOM GERLADO SIGAUD, ESQUINA COM RUA 7 DE SETEMBRO, (em frente Relojaria Safira).

Medianeira: Tombini Móveis para Escritório, Avenida Brasília; e Supermercado Maronesi Avenida Rio Grande do Sul.

Foz do Iguaçu contará com 13 locais de votação.

Outros detalhes: sullivre.org.

Fonte: Geovani Canabarro com inf. TribunaPr e RPC