Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Alimentos para combater a anemia de forma natural

Alimentos para combater a anemia de forma natural

A anemia é um problema que se produz pela redução da hemoglobina no sangue, quase sempre devido à deficiência de ferro ou nutrientes como o ácido fólico e a vitamina B12.

É um dos problemas de saúde mais comuns quanto à nutrição e, ainda que se dê em todas as pessoas, os mais afetados são as crianças e as mulheres.

Sua presença traz consigo dificuldades no processo de oxigenação das células e, por sua vez, interfere no funcionamento de vários órgãos importantes para a saúde.

Como consequência, a pessoa afetada permanece em um estado de fadiga crônica e, em casos mais graves, pode desenvolver transtornos como a hipertensão, infecções e perda de memória.

A boa notícia é que é um problema que pode ser controlado de forma natural, visto que basta melhorar os hábitos alimentares e a nutrição.

Por esta razão, a seguir queremos dedicar nosso espaço a sete maravilhosos alimentos para combater a anemia de forma natural com suas propriedades benéficas.


Alimentos para combater a anemia naturalmente


1. Espinafre

Pobre em calorias e rico em nutrientes essenciais, o espinafre ocupa um dos primeiros lugares como alimentos para combater a anemia.

Contém vitaminas A e do complexo B, ambas necessárias para fortalecer as defesas e controlar a fadiga.

Seus teores de ferro, zinco e cálcio promovem a produção de hemoglobina e ajudam a restabelecer a circulação para conseguir uma ótima oxigenação dos tecidos.

O ideal é consumir pelo menos ½ xícara de espinafre (75 g) para obter 20% dos requisitos de ferro.

2. Aveia

Além de ser uma fonte de ferro, a aveia contém vitaminas e substâncias antioxidantes que são fundamentais no tratamento desta condição.

Seu alto teor de nutrientes essenciais ajuda a melhorar ao transporte do oxigênio e dos nutrientes, de modo que evita baixas no rendimento físico e mental.

Consuma 2 ou 3 colheres de sopa de aveia (20 ou 30 g) ao dia até curar a anemia.

3. Ovos

O consumo regular de ovos é um dos hábitos que ajuda a manter o organismo com um nível de energia alto.

Este alimento oferece aminoácidos essenciais e minerais que, em conjunto, ajudam a produzir hemoglobina e anticorpos.

Suas propriedades nutricionais diminuem a anemia crônica e, por sua vez, controlam sintomas como o enfraquecimento do cabelo e das unhas.

Adicione ovos em sua dieta regular, preferencialmente no café da manhã.
Acompanhe seu consumo com suco de laranja para favorecer a assimilação de seus nutrientes.

4. Lentilhas

As lentilhas são uma das variedades de leguminosas que mais oferecem benefícios aos pacientes com anemia.

Seu conteúdo de ferro facilita o controle da produção de glóbulos vermelhos e, ao mesmo tempo, reduz as dificuldades circulatórias.

Contém proteínas e substâncias antioxidantes que ajudam a proteger as células perante o desgaste que sofrem pelas deficiências nutricionais.

Consuma até 3 porções de lentilhas por semana.

5. Pão integral

Os produtos de grão integral são uma grande alternativa para controlar a fadiga e o enfraquecimento causado pela anemia.

Seus carboidratos são uma fonte de “combustível” para os tecidos e as células, o que ajuda a manter um ótimo rendimento físico e mental.

Também contam com uma pequena quantidade de ferro que, complementada com outros alimentos, acelera a recuperação desta doença.

Inclua este alimento em seu café da manhã, acompanhado de carnes magras, abacate ou frutas.

6. Fígado de boi

Frequentemente o tratamento dos pacientes com anemia inclui uma dieta com pratos preparados com fígado de boi.

Este tipo de carne é uma fonte principal de ferro de fácil absorção e, portanto, é um dos melhores complementos nutricionais para controlar este problema.

Consuma fígado de boi pelo menos 2 vezes por semana.

7. Romã

Ainda que o teor de ferro da romã não seja tão alto, sua inclusão na dieta pode contribuir para melhorar os sintomas causados pela anemia.

Esta contém fibra, potássio e outros minerais essenciais que, além de compensar as deficiências, melhoram a circulação e o processo de oxigenação celular.

Seu consumo moderado aumenta o nível de energia e ajuda a manter em equilíbrio a produção de hemoglobina.

Consuma um pedaço de romã por dia, ou tome-a como suco.

Seu diagnóstico foi positivo para anemia? Além de atender às recomendações médicas, aumente o consumo destes alimentos para desfrutar se seus benefícios.

E tenha em conta que as proporções devem ser moderadas, já que são um complemento alimentar.

Fonte: Melhor com saúde