Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Rãs são usadas para medir nível seguro de agrotóxicos

  • 10/02/2016
  • Foto(s): Agrolink
Rãs são usadas para medir nível seguro de agrotóxicos
Iniciativa inédita no Brasil, o uso de ovos de rãs para medir o nível de agrotóxicos no ambiente está sendo desenvolvido pela Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. A pesquisa realizada pelo Polo Regional Vale do Paraíba, em Pindamonhangaba, em parceria com o Instituto de Pesca (IP), vai adaptar o teste já realizado em outros países à realidade brasileira, utilizando a rã-touro (Lithobates catesbeianus), como modelo experimental. A espécie é criada, comercialmente, no Brasil, e os ovos podem ser encontrados em qualquer época do ano, facilitando o uso do teste em todo o território nacional.

De acordo com a responsável pelo estudo, a zootecnista Fernanda Menezes França, o objetivo do teste denominado Frog embryo teratogenesis assay - Xenopus (Fetax), é descobrir qual o nível seguro de determinado produto a ser aplicado em diferentes culturas e, ainda, qual é a quantidade máxima para não provocar má-formação embrionária.

"Nossos pesquisadores têm trabalhado com muita dedicação em alternativas para o uso de agroquímicos. Não podemos abrir mão deles, mas existem maneiras de usá-los corretamente. Assim garantimos uma produção agropecuária que agrida menos o ambiente", ressalta o secretário de Agricultura, Arnaldo Jardim.

Divisão
Os pesquisadores usam a rã porque, quanto mais novo for o embrião, melhor é para ser analisado o efeito do produto sobre ele. No caso desses anfíbios, os ovos são examinados assim que postos pela fêmea. Para isso, Fernanda induz a desova utilizando hormônios. Ela distribui 25 exemplares em cada uma das 14 placas de análise laboratorial. Uma delas é livre de qualquer agroquímico para ser base de comparação para as outras.

Outra placa serve de controle positivo, pois contém o produto em quantidade para fazer surgir as alterações. Entre os dois extremos ficam cinco placas com diferentes quantidades de agrotóxicos aplicadas. Essa diferença, como explica Fernanda, possibilita saber qual é o nível seguro de utilização do agroquímico ao fim do processo, que demora de quatro a oito dias.

?? ao fim deste prazo que a pesquisadora calcula qual é a taxa de mortalidade e de deformidade (e os tipos dela) nos grupos em cada placa, dividindo a quantidade de mortos pela de má-formados - resultando em um número que indica o índice teratogênico do ambiente. "O produto que causa mais má-formação é mais perigoso do que aquele que mata a maioria dos ovos", apontou Fernanda. Essas anomalias são analisadas nos anfíbios, mas podem ocorrer também em humanos.

Referência
Esse tipo de teste é utilizado pelas fabricantes de agroquímicos obterem a liberação para venda de novos produtos, ou para manter a já existente. Depois de finalizado o estudo, o trabalho será publicado para estabelecer essa adaptação do protocolo que já existe para o Fetax.

O passo seguinte será buscar o selo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), tornando a adaptação brasileira oficialmente reconhecida e pronta para ser levada ao setor agropecuário. Com a padronização de protocolo específico para a espécie escolhida, o teste poderá ser implantado em outros laboratórios e instituições de pesquisa.

Fonte: Agrolink

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99102-5533