Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Vereador comete erro e Câmara de Maringá aprova proibição de carroças na área urbana

William Gentil (PTB) votou favorável à proposta nesta terça-feira (12), mas tinha se manifestado contra. Erro foi decisivo para a aprovação por 7 votos a 6.

  • 13/09/2017
  • Foto(s): Câmara Municipal de Maringá/Divulgação
  • Brasil/Paraná
Vereador comete erro e Câmara de Maringá aprova proibição de carroças na área urbana

A Câmara de Maringá, no norte do Paraná, aprovou nesta terça-feira (12), em segunda discussão, o projeto de lei que proíbe o uso de carroças movidas por tração animal na área urbana do município, por 7 votos a 6.

A proposta havia sido aprovada em primeiro turno no dia 5 deste mês.

Não fosse um erro que o vereador William Gentil (PTB) diz ter cometido na hora de apertar o botão e declarar o voto, o resultado seria a rejeição do projeto. "Foi um erro, sim. E errar, todo mundo erra", explica.

Gentil tinha votado favorável à aprovação do projeto na primeira discussão.

No entanto, segundo ele, após ouvir a comunidade passou a se posicionar contrário à proposta, inclusive se manifestando dessa forma na tribuna antes da votação desta terça-feira.

O problema é que, com a aprovação em segundo turno, o projeto voltará ao Plenário apenas para a discussão da redação final, porque recebeu uma emenda que ampliou o prazo para o município implantar a lei - que depois do terceiro turno dependerá apenas da sanção do prefeito para entrar em vigor.

O vereador afirma que tentou solicitar a anulação, mas que o microfone não funcionou. "Em vez de apertar o não, fui no sim e confirmei. Deveria ter corrigido, mas quando confirma não tem mais como voltar. Aí o presidente já anunciou a aprovação", afirma Gentil. Conforme o regimento interno da Casa, a anulação do voto após anúncio do resultado é proibida.

"Se o microfone não funcionou na hora eu não sei. Só sei que depois estava funcionando normalmente", ironiza o presidente da Câmara de Maringá, Mario Hossokawa (PP).

O presidente conta ainda que suspendeu a sessão para verificar na gravação em vídeo em qual momento o vereador havia solicitado a anulação do voto, e ficou comprovado que tinha sido após a proclamação do resultado.

Gentil reitera que o projeto, em sua avaliação, prejudica trabalhadores que dependem do transporte por tração animal para sobreviver. Por isso, ele afirma que irá propor a revogação da lei, assim que houver a sanção.

"Acredito, dessa forma, como humanos que somos, que as coisas serão solucionadas para o bem dessas famílias", aponta Gentil.

Veja como votou cada vereador:

Altamir da Lotérica - Não
Belino Bravin - Não
Carlos Mariucci - Não
Chico Caiana - Não
Do Carmo - Sim
Flávio Mantovani - Sim
Homero Marchese - Sim
Jean Marques - Sim
Mário Hossokawa - Abstenção
Mário Verri - Não
Odair Fogueteiro - Não
Onivaldo Barris - Sim
Sidnei Telles - Sim
William Gentil - Sim
Alex Chaves - Ausente
Voto contra ele mesmo

Em janeiro deste ano, durante a eleição da Mesa Diretora da Casa, o mesmo vereador votou contra ele mesmo e colocou o candidato da chapa contrária à dele na cadeira de presidente da Câmara.
Gentil era candidato a vice-presidente na chapa encabeçada por Alex Chaves (PHS).

Na última hora, ele votou com o grupo encabeçado por Hossokawa, inclusive optando por Mário Verri (PT) como vice, em vez dele mesmo.

À época, Gentil afirmou que não tinha compromisso com ninguém para a definição do voto e que optou por Hossokawa pela experiência para comandar a Casa.

Fonte: G1