Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Samek agora faz parte da galeria dos diretores que fizeram história na Itaipu

Ex-diretor recebe homenagem da atual gestão brasileira de Itaipu com foto na galeria do escritório da binacional em Curitiba

  • 28/08/2017
  • Foto(s): Alexandre Marchetti/Itaipu Binacional
  • Brasil/Paraná
Samek agora faz parte da galeria dos diretores que fizeram história na Itaipu

Filho de Foz do Iguaçu, terra da usina de Itaipu, o engenheiro agrônomo Jorge Samek faz parte agora da galeria de ex-diretores da Itaipu. Sua fotografia está ao lado das de oito outros diretores que fizeram parte da história da usina de Itaipu.

Jorge Samek foi o diretor-geral brasileiro mais longevo. Ele ficou no cargo 14 anos e três meses.

O descerramento da fotografia ocorreu nesta segunda-feira, 28, às 9h30, na Sala de Reuniões do 11º andar do Escritório da Itaipu, em Curitiba.

Essa foi a primeira vez que o descerramento da fotografia na galeria ocorre na presença do diretor homenageado e de vários ex-diretores da empresa.

A iniciativa foi do atual diretor-geral brasileiro, Luiz Fernando Leone Vianna.

Em seu discurso, o diretor-geral brasileiro, Luiz Fernando Leone Vianna, lembrou dos bons resultados conquistados por Samek, com quem teve uma ótima transição.

“Nestes cinco meses que estou na Itaipu só ouço elogios a Samek, não só pelo aspecto técnico, mas também na gestão de pessoas. Temos muitas coisas com comum, entre elas o amor por Foz do Iguaçu e pela Itaipu”, disse Vianna, que também tem forte ligação com Foz: seu pai, o coronel Clóvis Cunha Vianna, foi o primeiro prefeito do município. Sua mãe, dona Léa Vianna, foi a idealizadora e fundadora da Guarda Mirim.

Legado

A trajetória de Samek é marcada por uma série de inovações na empresa, entre elas, a ampliação da missão de Itaipu, em 2003, que possibilitou uma relação mais aberta da Itaipu Binacional com a comunidade do entorno do reservatório.

Único iguaçuense até hoje a assumir o principal cargo da Itaipu Binacional, Samek tinha 11 anos quando o Brasil e o Paraguai assinaram a Ata do Iguaçu, documento em que se comprometiam a estudar em conjunto o aproveitamento hidrelétrico do Rio Paraná, na fronteira dos dois países. Foi exatamente na gestão dele, em 2016, que a usina registrou a maior produção elétrica de todos os tempos, cravando, pela primeira vez na história, nove dígitos: 103,1 milhões de megawatts-hora (MWh), recorde mundial absoluto.

Representando os ex-diretores, João Cabral Júnior, que ocupou o cargo de diretor jurídico, foi o primeiro a discursar. “Começo aqui a rememorar cada dia dos 14 anos que trabalhei na Itaipu e nesse período tive a grande satisfação de trabalhar com o Samek, que sempre teve uma grande habilidade de liderar, especialmente na questão da binacionalidade”.

Samek retribuiu a homenagem dizendo que por trás do retrato dele colocado na galeria está a foto de todo o corpo técnico de Itaipu, sua mulher Maria Olívia e familiares. “Sem vocês todos aqui, nada disso seria possível. Sei da responsabilidade de compor essa galeria. Quero agradecer ao Vianna pela iniciativa. Somos praticamente contemporâneos. Ele sempre ia a Foz, porque sua família (seu pai e sua mãe) fez parte da história do município."

Iguaçuense

Foz do Iguaçu e a Itaipu sempre estiverem presentes na vida do ex-diretor iguaçuense. Em meados dos anos 1970, Samek acompanhou a transformação provocada pelas obras, “um verdadeiro turbilhão” na vida da antes pacata Foz do Iguaçu. Mesmo de longe, quando foi estudar em Curitiba, ele sempre teve ligação com a cidade, onde os pais continuaram morando. Sua família mantém propriedades na região.

Os benefícios da construção de Itaipu foram inúmeros: geração de emprego e muita riqueza. Foz deu um salto de desenvolvimento. Abriram-se avenidas, como a Juscelino Kubitschek, a Paraná e a Tancredo Neves, e um grande número de bons hotéis. “Tudo isso é fruto da expansão provocada por Itaipu”, atesta Samek.

Em Curitiba, logo depois de formado, Samek ocupou cargos públicos. Foi diretor da Secretaria Estadual da Agricultura, secretário municipal de Agricultura e Abastecimento e, em seguida, iniciou sua carreira política, elegendo-se vereador.

Como a maioria dos intelectuais e dos políticos de oposição da época, Samek tinha sérias reservas contra a construção de Itaipu, pelos problemas que quase diariamente eram apontados pela imprensa e, principalmente, por uma questão política: afinal, a usina era uma obra de governos ditatoriais, tanto no Brasil como no Paraguai.

Ele lembra que surgiam até “previsões apocalípticas” e que haveria “alterações climáticas irreversíveis, que inviabilizariam a produção agrícola em toda a região”. Questionava-se até mesmo a viabilidade técnica do empreendimento. Mas, com um olhar mais técnico, Jorge Samek aprendeu aos poucos a admirar a megaconstrução, que já despertava a atenção do mundo inteiro. E tornou-se, então, um admirador também de John Cotrim, diretor técnico de Itaipu até 1985 que, ao assumir o cargo, trouxe com ele alguns dos melhores profissionais do Brasil. “Cotrim montou uma equipe de excelência em Itaipu, e a partir dali nunca se perdeu esse referencial de conhecimento”, diz Samek.

O iguaçuense, “nascido nas barrancas do Rio Paraná e criado entre brasileiros, paraguaios e argentinos”, como se define, jamais imaginaria que, depois de quatro mandatos como vereador em Curitiba e de ser eleito deputado federal, em 2002, seria convidado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, antes mesmo de assumir o cargo na Câmara, para a Diretoria Geral de Itaipu.

A posse de Samek marcou a transição para uma “nova Itaipu”, mais voltada para a comunidade e atenta à questão social, com a ampliação da missão em 2003. Antes, Itaipu passara pela fase de construção, de ampliação do número de unidades e de questões que envolviam graves compromissos financeiros. “É preciso ser justo com meus antecessores, pois cada coisa tem seu tempo”, dizia. Em 2015, integrou a lista das cem pessoas mais influentes da Revista Forbes Brasil.

Outros resultados de destaque da gestão de Samek sãoa instalação das 19ª e 20ª unidades geradoras, com a conclusão de Itaipu; o início da modernização e atualização tecnológica da usina e a criação do Parque Tecnológico Itaipu (PTI).

História

Vianna é o décimo diretor-geral brasileiro a comandar a Itaipu. Está no cargo desde março. Antes dele, assinaram o mesmo livro, que traz uma transcrição do decreto presidencial de nomeação, Jorge Miguel Samek (2003 a 2017), Antonio José Correia Ribas (2002-2003), Euclides Girolamo Scalco (1998-2002), Altino Ventura Filho (1998), Euclides Girolamo Scalco (1995-1998), Francisco Luiz Sibut Gomide (1993-1995), Jorge Nacli Neto (1991-1993), Fernando Xavier Ferreira (1990-1991), Ney Aminthas de Barros Braga (1985-1990) e José Costa Cavalcanti (1974-1985).

Fonte: Imprensa Itaipu Binacional