Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Conta de luz ficará mais baixa em setembro

Bandeira tarifária amarela será acionada. Em agosto, bandeira foi vermelha

Conta de luz ficará mais baixa em setembro

A conta de luz de todos os brasileiros ficará barata em setembro. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta sexta-feira que a bandeira tarifária que será aplicada nas tarifas de energia no próximo mês será amarela, ou seja, com cobrança extra de R$ 2 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

Em agosto, a bandeira era vermelha, com cobrança adicional de R$ 3 a cada 100 quilowatts-hora (kWh). Por isso, deve haver redução nas contas de luz.

Com mais chuvas registradas nos últimos dias no Sul e Sudeste, além de aumento na geração de energia eólica no Nordeste, ficou mais barato produzir eletricidade, na comparação com este mês, explicou a Aneel.

A bandeira amarela é acionada quando é preciso acionar formas mais caras geração, para compensar níveis mais baixos de chuva e nos reservatórios das hidrelétricas.

Os reservatórios usados para a geração de energia continuam com níveis baixos de água. A situação mais preocupante é no Nordeste. Na região, os reservatórios operam com 13,15% da capacidade.

No Sudeste e no Centro Oeste juntos, o nível de armazenamento está em 33,9%.

E no Sul, a situação é mais tranquila: 59,95% da capacidade de armazenamento dos reservatórios. Todos esses números são menores do que foi registrado no fim de junho, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Além do baixo nível dos reservatórios, choveu menos neste mês, por isso, foi preciso acionar a bandeira vermelha.

Fonte: O Globo