Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Organizadores iniciam preparativos para a 2ª Ciclo Romaria

O evento tem como objetivo potencializar uma rota de turismo religioso

  • 25/08/2017
  • Foto(s): Assessoria Adetur
  • Região
Organizadores iniciam preparativos para a 2ª Ciclo Romaria

Na terça-feira (22), representantes dos grupos Coiotes do Pedal de Santa Helena, Ita Bike de Itaipulândia e Pedalando Missal reuniram-se em Missal para dar início a organização da 2ª Ciclo Romaria que será realizada no dia 12 de outubro, feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida.

A pedalada de aproximadamente 60 km terá como ponto de partida o monumento do Cristo Esplendor em Santa Helena, passando pelo monumento de São Pedro e gruta de São Cristóvão em Missal com a chegada no Monumento de Nossa Senhora, em Itaipulândia.

O evento, que neste segundo ano é realizado pelos três grupos de pedal com o apoio da Adetur Cataratas e Caminhos, tem como objetivo potencializar uma rota de turismo religioso ligando os três municípios e promovendo os atrativos e monumentos existentes ao longo desse caminho.

Este roteiro faz parte de um projeto que está sendo desenvolvido pela Adetur e Itaipu Binacional de estruturação de rotas turísticas regionais.

Na primeira edição realizada em 2016, o evento reuniu aproximadamente 50 ciclistas, e segundo os organizadores, se as condições climáticas forem favoráveis, este ano o número de participantes poderá aumentar, conforme relata Janete Pagani, representante do grupo Coiotes Santa Helena.

“No ano passado, mesmo com chuva, os grupos se organizaram e percorreram todo o caminho. Este ano esperamos um clima melhor para também aumentarmos o número de participantes”, explica.

Para o representante do grupo Itabike, Cleiton Butzge, a importância dessa Ciclo Romaria é justamente por envolver tanto a parte turística, quanto a parte religiosa.

“É um momento fantástico em que unimos turismo, devoção, lazer, além de estimular a prática de esporte e a valorização dos pontos turísticos que estes Municípios possuem. O ciclismo vem crescendo muito em nossa região e um dos nossos objetivos é tornar esse percurso um roteiro fixo”, afirma.

A programação e a logística ainda estão sendo definidas pela equipe de organização e logo estarão sendo divulgadas aos interessados. A organização informa que esta pedalada não é indicada para ciclistas iniciantes ou sem prática regular com a atividade.

“Por questão de segurança de todos, a proposta é reunirmos ciclistas que já tem um pouco de experiência, pois faremos um trajeto que evitará ser percorrido por rodovias dando prioridade por estradas rurais e caminhos alternativos dos três municípios” detalha Paulo Paetzold, representante do grupo Pedalando Missal.

A pedalada será aberta a todos os grupos de ciclistas interessados da região. No início do próximo mês a equipe de organização estará definindo os últimos detalhes para divulgação de maiores informações.

Fonte: Assessoria Adetur