Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Polícia Federal deflagra 45ª fase da Operação Lava Jato

A ação é continuidade das etapas recentes, realizadas na última sexta-feira (18)

  • 23/08/2017
  • Foto(s): Arquivo / Agência Brasil
  • Policial
Polícia Federal deflagra 45ª fase da Operação Lava Jato

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (23) a Operação Abate II, considerada a 45ª fase da Operação Lava Jato. A ação é continuidade das etapas recentes, realizadas na última sexta-feira (18). Na ocasião, o ex-deputado federal Cândido Vaccarezza foi preso temporariamente, suspeito de receber quase US$ 500 mil em propina, conforme o Ministério Público Federal (MPF).

Nesta terça-feira (22), o juiz Sérgio Moro decidiu liberá-lo, mediante pagamento de fiança, após a defesa alegar que Vaccarezza está em tratamento médico. A Polícia Federal e o MPF chegaram a solicitar à Justiça a conversão da prisão temporária em preventiva, mas Moro negou a solicitação.

O ex-deputado, quando preso, tinha R$ 122 mil. Ele não explicou a origem dos recursos aos policiais. No entanto, a sua defesa informou nesta terça-feira à Justiça que o dinheiro foi emprestado para o custeio de exames e demais procedimentos.

Desta vez, na continuidade das investigações, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão nas cidades de Salvador (BA), Brasília (DF) e Cotia (SP). Segundo a PF, houve a identificação da participação de novos interlocutores que atuaram junto a Petrobras para favorecer a contratação de uma empresa e, por conta disto, receber pagamentos ilegais.

A Polícia Federal informou que, a partir do material obtido nas 43ª e 44ª fases da Operação Lava Jato, foi detectada a participação de dois advogados em reuniões nas quais o esquema de pagamento de propina teria sido planejado. Eles também teriam recebido comissões pela contratação de uma empresa. O dinheiro foi repassado para contas mantidas na Suíça.

De acordo com a PF, também foi detectada a participação de Cândido Vaccarezza e de sua assistente na prática dos crimes e no recebimento de pagamentos indevidos. Mais detalhes sobre a 45ª fase da Operação Lava Jato serão repassados ainda nesta quarta-feira pela Polícia Federal.

Fonte: Massa News / Agência Brasil