Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Simulado de abandono na usina de Itaipu mobiliza mais de mil pessoas

Exercício teve a participação de todo o contingente que circula pela Casa de Força e abriu a Sipat 2017 - a Semana Interna de Prevenção de Acidentes.

Simulado de abandono na usina de Itaipu mobiliza mais de mil pessoas

Mais de mil empregados e empregadas de Itaipu Binacional participaram de um simulado de incêndio e abandono da usina, na manhã desta segunda-feira (14). O exercício mobilizou todo o contingente que circula pela Casa de Força. A atividade abriu a programação da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) de 2017.

Segundo a Comissão Gerencial Permanente do Plano de Ação de Emergências (PAE), o resultado foi bastante positivo. Neste ano, a novidade foi o sistema de transportes, pela primeira vez posto à prova durante o treinamento.

“De forma geral, a avaliação foi muito boa”, disse o coordenador do Grupo de Análise do Abandono da Casa de Força do PAE, Henrique Ribeiro, da Divisão de Operação da Usina e Subestações. “Não teve atropelos e nem empurra-empurra. Todos saíram de forma organizada e no tempo esperado”, ressalta.

Durante o exercício, assim que soou o alarme, todos os que circulam pela área industrial seguiram as orientações dos brigadistas e saíram pela pista da cota 144, a jusante, em direção às imediações da guarita da Segurança Empresarial da margem esquerda (lado brasileiro da usina), onde se concentraram.

Em seguida, chegaram os ônibus que conduziram todos ao Cineteatro dos Barrageiros – espaço que receberá a programação da Sipat 2017 na usina durante toda a semana.

A participação da Divisão de Transportes recebeu uma consideração à parte.

“A ideia era obter uma noção da logística necessária e tudo correu muito bem. Os ônibus pararam no local correto, ao lado do estacionamento, na margem esquerda (lado brasileiro da usina). A expectativa é que no próximo ano o exercício seja repetido na margem direita”, disse Ribeiro.

Sipat 2017

A Sipat acontece de 14 a 18 de agosto, em Foz do Iguaçu, no Cineteatro Barrageiro, com inúmeras palestras e atividades relacionadas à segurança no trabalho. Em Curitiba, a programação ocorre no Edifício Parigot de Souza. O jogador de vôlei Giba é uma das estrelas da semana. A programação é fechada.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Itaipu Binacional