Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Audiência debate criação de Fundação Municipal de Saúde

  • 04/02/2016
  • Foto(s): Assessoria
Audiência debate criação de Fundação Municipal de Saúde
Durante a tarde de ontem (03), o Presidente da Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Estado do Paraná, Carlos Alexandre Lorga, esteve na Câmara Municipal de São Miguel do Iguaçu, apresentando em Audiência Pública o modelo de gestão de implantação da Fundação Estatal em alguns hospitais da rede estadual.

O Prefeito Municipal e o Secretário Estadual de Saúde solicitaram ao Doutor Carlos uma prevê explicação sobre a fundação e o que fazer para o Município ter uma, quando o Hospital e Maternidade Municipal forem inaugurados.

De acordo com o Carlos Alexandre, a fundação é um caminho de gestão mais modernizada e eficiente, melhorando o atendimento ao cidadão. ???Ela é um órgão da administração indireta que é vocacionada especializada em cuidar e prestar o serviço a população a nível hospitalar. A formação da fundação é feito através de pessoas escolhidas pela prefeitura, mas com participação do controle social que é exercido pelo Conselho Municipal de Saúde???, explicou o presidente.

O Diretor da 9ª Regional de Saúde, Ademir Ferreira de Souza, esteve presente na audiência e comentou sobre o apoio que o Governo Estadual está dando para o Município ter um hospital modelo. ???São Miguel realmente há uma longa data que está sem uma estrutura de atendimento a saúde. Então como o prefeito está realizando o sonho dos são-miguelenses construindo esse hospital e maternidade, nós do Governo do Estado, entramos como parceiros e estamos acompanhando de perto e vendo que está sendo muito bem aplicado o recurso. Isso nos dá a tranquilidade para continuar apoiando e buscando outras possibilidades???, disse Ademir.

Participaram da audiência além da equipe da Saúde de São Miguel, o Prefeito em Exercício, Secretários e Vereadores Municipais, Diretora do CISI e Secretários de Saúde dos municípios visinhos.
 
Características da Fundação Estatal em Saúde:
*Adoção patrimonial se admite que seja inteiramente do poder público, ou parte pública e parte privada.
*Personalidade jurídica de direito público, ou de direito privado, que será definida por Lei.
*Desempenho de atividade atribuída ao Estado no âmbito social.
*Capacidade de administração autônoma.
*Sujeita-se ao controle da Administração Direta, conforme limites estabelecidos na Lei que a cria.
 
Vantagens da Fundação Estatal em Saúde:
*Maior flexibilidade e maleabilidade em contraponto as normas puras de Direito do Estado.
*Uma especialização técnica nos serviços públicos a serem prestados e que culmina em um melhor alcance no desenvolvimento social.
*Possibilidade de obter recursos financeiros de outras fontes, além do Poder Público, como por exemplo, no caso da saúde como prestador de serviços do Sistema ??nico de Saúde, o que lhe aporta uma vantagem orçamentária com agilidade na contratação de funcionários. E ainda, obter benefícios fiscais por ser possível alcançar a qualificação como entidade filantrópica.
*Redução da volatilidade da influência política na consecução de seus objetivos.

Fonte: Assessoria

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99102-5533