Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

São Miguel do Iguaçu põe em prática projeto que auxilia na ressocialização de presos

  • 17/05/2017
  • Foto(s): Guia Smi
São Miguel do Iguaçu põe em prática projeto que auxilia na ressocialização de presos
A necessidade de viabilizar um meio que promovesse a ressocialização dos detentos do setor de carceragem temporária da Delegacia de Polícia de São Miguel do Iguaçu, no oeste paranaense, fez com que o Delegado da Polícia Civil Francisco Sampaio e o Magistrado Hugo Michelini Júnior, da Vara Criminal e Anexos do Município, idealizassem e colocassem em prática o ???Projeto Esperança???.
 
Desde de 2015, quando começou a aplicação do programa, 42 detentos já usufruíram da medida. São escolhidos para participar das atividades os presos avaliados com comportamento exemplar. Atualmente um quarto dos detentos da carceragem está participando do projeto.
 
Segundo o delegado Francisco Sampaio, o objetivo é conseguir fornecer as benesses do projeto a todos os detentos da cidade, conseguindo aplicar a medida e tornando possível a ressocialização de um maior número de presos. ???Sinto-me muito feliz em poder coordenar as atividades do Projeto Esperança uma vez que observo que vários detentos são beneficiados por ele.???
 
Como funciona
 
As atividades oferecidas aos presos acontecem em conjunto com vários setores da comunidade, o que propicia uma destinação dos produtos que são desenvolvidos. Os presos trabalham/estudam seis horas por dia divididos em dois turnos de três horas cada. Isso dá a possibilidade ao detento da remição de um dia de pena a cada três de trabalho.
 
Dentro das ações, são confeccionadas mensalmente 2 mil fraldas geriátricas para Assistência Social/Provopar de São Miguel do Iguaçu; são produzidas hortaliças diversas, que são entregues a Pestalozzi/Apae e também ao Asilo do município.
 
Os presos recebem aula de costura industrial, culinária, eletricista residencial, aprendiz de pedreiro e aulas de noções de música. Todas as aulas são ministradas por professores voluntários ou por meio de Convênio com a Prefeitura e com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).
 
Menção honrosa
 
No começo de maio, o Juiz Titular da Vara Criminal e Anexos da Comarca de São Miguel do Iguaçu, Hugo Michelini Júnior, recebeu uma menção honrosa da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), reconhecendo os relevantes serviços prestados, principalmente pela viabilização do Projeto Esperança.
 
Para o Magistrado, as ações que são desenvolvidas pelos detentos é uma grande oportunidade para que eles consigam de uma forma justa e legal se reintegrarem à sociedade, não voltando a praticar crimes e ainda proporcionando ganhos para a sociedade local.
 
????? muito louvável o reconhecimento pelo Poder Legislativo estadual de um projeto que visa resgatar a cidadania mediante cursos profissionalizantes daqueles que não tiveram oportunidade de receber um mínimo de educação e que, talvez por essa razão, tenham se voltado para a prática de delitos. Ademais, trata-se também de uma forma de retribuição daqueles que cometeram crimes à sociedade local, já que a produção do Projeto Esperança é destinada ao benefício da população municipal.???

Fonte: Guia Smi

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99102-5533