Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

8 ervas que você pode usar para melhorar sua saúde pulmonar

  • 17/05/2017
  • Foto(s): Imagem Ilustrativa
8 ervas que você pode usar para melhorar sua saúde pulmonar
A saúde pulmonar é muito importante, já que os pulmões são os responsáveis por nos prover o oxigênio que nossas células requerem e, de quebra, se encarregam de expulsar o dióxido de carbono por meio da expiração.

Suas funções vão muito mais além dos fins respiratórios pois, entre outras coisas, são necessários para filtrar as partículas e agentes nocivos que estão no ambiente.

O problema é que são tão complexos e delicados que, algumas vezes, sua saúde é comprometida pela acumulação de toxinas e vários tipos de infecções.

Como consequência, são desencadeadas uma série de reações negativas a nível respiratório, e surgem várias doenças que podem afetar a qualidade de vida.

Por sorte, há vários ingredientes de origem natural que, depois de ingeridos, oferecem um apoio a este sistema para melhorar sua capacidade de depuração.

Hoje queremos compartilhar 8 ervas saudáveis cujas propriedades protegem e melhoram a saúde pulmonar.

Não deixe de experimentá-las!

Ervas para fortalecer a saúde pulmonar

1. Tomilho

O tomilho é uma das ervas que são recomendadas para o alívio da irritação e congestão das vias respiratórias.

Seus óleos essenciais exercem um efeito antibiótico, antifúngico e anti-inflamatório que, além de fortalecer o sistema imunológico, promove a limpeza dos pulmões.

Tanto o consumo de sua infusão quanto a inalação de seus vapores podem servir como remédio para estimular a eliminação das toxinas retidas no sistema.

2. Raiz de alcaçuz

A raiz de alcaçuz é uma das ervas da medicina tradicional chinesa que se tornou popular em todo o mundo por suas múltiplas aplicações medicinais.

Seus compostos anti-inflamatórios e analgésicos diminuem a inflamação dos condutos respiratórios e da garganta. Assim, facilitam a passagem do oxigênio até as células.

De quebra, contribuem para suavizar as membranas mucosas do corpo, incluindo as que recobrem os pulmões e a garganta.

Seus efeitos expectorantes e antibacterianos ajudam a eliminar o excesso de muco, controlando a congestão e as dificuldades para respirar.

Isso, somado aos nutrientes essenciais, aumenta a resposta imunológica do corpo diante da presença de vírus e bactérias.

Como se fosse pouco, ainda oferece quantidades significativas de flavonoides, antioxidantes que inibem o dano celular para prevenir o câncer de pulmão.

3. Orégano

O orégano é uma erva aromática que se destaca por seu alto teor de ácido rosmarínico e carvacrol, dois antioxidantes que ajudam a frear a produção de histamina em casos de alergias respiratórias.

Seus agentes anti-inflamatórios e expectorantes contribuem para desobstruir as vias respiratórias, facilitando a eliminação do muco e das toxinas retidas nos pulmões.

O óleo natural que se obtém de suas folhas é um remédio efetivo contra as infecções bacterianas, como a gripe ou o resfriado.

4. Tanchagem

A tanchagem é usada desde a antiguidade como um potente remédio que alivia a irritação das membranas mucosas nos pulmões e na garganta.

?? uma solução 100% natural para o tratamento da tosse e, de fato, concentra substâncias antibióticas e anti-inflamatórias.

5. Sálvia

A bebida natural de sálvia é um remédio natural contra a irritação dos pulmões, principalmente nos pacientes fumantes.

Seus compostos antibacterianos e depurativos ajudam a remover os compostos tóxicos que se retêm em seus tecidos. Assim, oferecem alívio à congestão e às dificuldades respiratórias.
6. Eucalipto
O aroma refrescante do eucalipto é aproveitado há centenas de anos como um complemento para fortalecer a saúde pulmonar.

Ainda que nem todos tolerem seus compostos, a maioria costuma encontrar um alívio rápido da congestão, da tosse e da irritação dos condutos nasais.

Seu composto ativo, o cineol, lhe confere uma ação expectorante e anti-inflamatória que ajuda a tratar problemas como a bronquite, a asma e os resfriados comuns.

Além disso, oferece poderosos antioxidantes que contribuem para fortalecer o sistema imunológico.

7. Hortelã

A hortelã e seu óleo essencial contêm mentol, um ingrediente popular no tratamento das doenças pulmonares.

Esta substância relaxa os músculos lisos das vias respiratórias e promovem a respiração normal, em especial nos casos de congestão.

Também conta com propriedades anti-histamínicas e desintoxicantes que ajudam a frear os sintomas das alergias respiratórias.

8. Verbasco
As folhas e as flores da planta de verbasco têm substâncias ativas que ajudam a fortalecer e purificar os pulmões.

Seus extratos naturais promovem a eliminação das toxinas e, de quebra, controlam a produção excessiva de muco e a inflamação.

Você tem reclamado de dificuldade respiratória? Se sim, não deixe de provar alguma das ervas mencionadas para restabelecer sua saúde pulmonar.

Fonte: Melhor com saúde

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99102-5533