Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Governo do Paraná mantém mudança em horas-atividade e irrita professores

  • 11/02/2017
  • Foto(s): Ilustrativa
Governo do Paraná mantém mudança em horas-atividade e irrita professores
A Secretaria de Educação do Paraná (Seed) publicou, nesta sexta-feira (10), resolução em que mantém em cinco o número de horas-atividade para os professores no estado. Antes, eram sete.

A hora-atividade corresponde ao que é feito fora da sala pelo professor, como o preparo das atividades que serão desenvolvidas com os alunos e correção de provas.

Conforme a nova resolução, o professor que cumpre 20 horas semanais tem atribuídas 15 horas semanais de 50 minutos, correspondentes a 12 horas e 30 minutos, cinco horas-atividade de 50 minutos, cumpridas na escola, e outras quatro para ser cumpridas em local livre.

A APP-Sindicato, que representa os professores, diz que a mudança significa "maldades contra a categoria" e afirma que o modelo descumpre lei que ordena que 1/3 da jornada deve ser de hora-atividade.

O governo garante que a mudança cumpre mais que 1/3 da jornada de trabalho para hora-atividade. Para a APP, contudo, as aulas de "local livre" deixariam a jornada com 24 aulas, em vez de 20, como é atualmente - ou seja, professores trabalhariam mais.
???Tudo o que pedimos foi um início de ano mais tranquilo, mas o governo insiste em perseguir e penalizar a categoria, além de mentir para a população sobre a educação e sobre as finanças do Estado???, afirma Hermes Leão, presidente da APP.

O sindicato também alega que o governo descumpriu ordem judicial, já que a Justiça havia suspendido a resolução que mudaria o número de horas-atividade, no começo de fevereiro.
???Primeiro foi a penalização dos professores que ficaram doentes, o aumento da carga de trabalho dos educadores e agora não cumpre sequer uma decisão judicial que nos garante o que está estabelecido em lei???, reclama Leão.

A APP ressalta que, dada a nova resolução, deve entrar como nova liminar na Justiça para impedir a distribuição de aulas com os critérios propostos pela Secretaria de Educação.

Fonte: G1

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99102-5533