Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Colheita da soja inicia com estimativa de 3,79 milhões de toneladas

  • 21/01/2016
  • Foto(s): Arquivo/O Paraná
Colheita da soja inicia com estimativa de 3,79 milhões de toneladas
Toledo - Depois de enfrentar a ferrugem asiática e outras doenças ocasionadas pela combinação do clima úmido e temperaturas elevadas, os produtores rurais finalmente conseguiram colocar as máquinas no campo e iniciar a colheita da soja. A estiagem dos últimos dias já deu sinais de muito trabalho nas lavouras da região Oeste.

Segundo o último relatório da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, de 18 de janeiro, apenas 1% da área total cultivada no Paraná (5,26 milhões de hectares) está em condições ruins. Outros 13% são considerados médios e 86% bons.

Na região, até o momento pouco foi colhido. No núcleo da Seab em Cascavel, a área colhida representa aproximadamente cinco mil hectares dos 560.727. Segundo a engenheira agrônoma do Deral (Departamento de Economia Rural), Jovir Esser, 5% (28 mil hectares) das lavouras de soja estão em condições médias e o restante, 95%, apresentam boas condições. Ela ressalta que do total da área cultivada, 60% estão em fase de frutificação e 40% se encontram em estágio de maturação.

Já no núcleo regional de Toledo, 10% do cultivo da oleaginosa estão em condições médias. Conforme o técnico do Deral, Paulo Oliva, a colheita iniciou na semana passada e terá seu pico no fim de janeiro. O percentual colhido corresponde a 2% do total de hectares, que é de 473.777. Destes, 90% foram classificados em boas condições.

???A expectativa de produção se mantém, e a previsão é de que sejam colhidas 1,70 milhão de toneladas???, relata.
No entanto, já que ainda falta muito para encerrar o trabalho dos agricultores nas lavouras de soja, podem ocorrer variações de produção, o que é normal em decorrência do período de início de safra.

Atrasada

A preocupação dos produtores rurais era de que o excesso de chuva, além de contribuir para o aparecimento de pragas, atrasasse o plantio do milho safrinha, que ocorre logo depois de concluída a colheita da soja.

Paulo Oliva comenta que há um atraso de dez dias em relação ao ano passado, quando nesse mesmo período já haviam sido colhidas 8% da área total, que era de 1,01 milhão de hectares em toda região.

???Atrasou um pouco por conta do clima instável, mas não se pode afirmar que atrapalhou o cultivo do milho???, explica.  
Produção

De acordo com o boletim estadual, o Oeste deve colher 3.798.484 toneladas, 9% a mais do que na safra 2014/15, quando foram colhidas 3,48 milhões de toneladas de soja. A região responde por 21% da produção paranaense. Segundo o Deral, a expectativa é de que a colheita em todo o Estado ultrapasse 18 milhões de toneladas.

A maior produtora da oleaginosa do Paraná é a região Norte, com estimativa de 4,87 milhões de toneladas, a única a frente do Oeste.

Ferrugem asiática

O monitoramento da ferrugem asiática da Embrapa Soja apontou o Paraná como o estado brasileiro com o maior número de ocorrências da doença. Ao todo, 121 focos foram encontrados em todo o Estado, atingindo nove cidades da região. A situação mais crítica está em Cafelândia, conforme o levantamento. No município, três casos foram confirmados, todos em lavouras comerciais, com plantio nos meses de setembro e outubro.

Fonte: Jornal O Paraná

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99102-5533