Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Justiça determina interdição de cadeia e transferência de presos de Palotina

  • 10/01/2017
  • Foto(s): Ilustrativa
Justiça determina interdição de cadeia e transferência de presos de Palotina

A Vara da Fazenda Pública de Palotina, na região Oeste do Paraná, determinou, em caráter liminar, a interdição temporária da carceragem da Delegacia de Polícia da cidade, permitindo sua utilização apenas para receber novos presos até a realização de audiência de custódia ou outra destinação adequada. Determinou, ainda, a retirada e remoção de todos os atuais detentos para unidades do sistema penitenciário do Estado. A decisão atende pedido do Ministério Público do Paraná, em ação civil pública ajuizada no início de dezembro passado.

Situação da carceragem ??? Na ação, o MP-PR destacou a situação precária da carceragem, com problemas de superlotação (70 presos dividiam um espaço para apenas 16 pessoas), incidência de doenças respiratórias e de pele, falta de agentes carcerários (apenas dois profissionais se revezam em escala), além de falta de higiene, ventilação, limpeza e luminosidade, expondo os detentos a condições sub-humanas.

Além disso, destacou os riscos para os moradores de Palotina, com fuga de presos, rebeliões e tentativas de fuga em massa, considerando que a delegacia fica localizada na região central da cidade, com uma escola e moradias próximas.

Prazo ??? De acordo com a Justiça, dada a amplitude e a repercussão dos atos determinados, o Estado do Paraná tem prazo de 15 dias para dar cumprimento a todas as medidas, sob pena de multa diária no valor de R$ 5 mil.

Atuação institucional ??? A propósito do tema, o Ministério Público do Paraná, por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Criminais, do Júri e de Execuções Penais, tem realizado o diagnóstico e monitoramento dos casos relativos à manutenção de presos em carceragens de delegacias de Polícia em todo o Paraná, objetivando oferecer soluções para uma atuação institucional articulada e abrangente destinada à superação desse grave problema no Estado.

 

Fonte: Alex Moreno/Massa News

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99102-5533