Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Marechal Cândido Rondon está sob risco médio de epidemia de dengue

  • 10/01/2017
  • Foto(s): Ilustrativa
Marechal Cândido Rondon está sob risco médio de epidemia de dengue
A cidade de Marechal Cândido Rondon encontra-se sob risco médio de uma epidemia de dengue, com um índice predial de infestação do mosquito aedes aegypti de 3,5%. ?? o que aponta o levantamento realizado pela equipe de endemias do município, nos dias 02 a 05 de janeiro, denominado de ???Levantamento de Índice Rápido ???LIRA???. Durante os quatro dias, os agentes de endemias vistoriaram 956 imóveis, nos quais a maioria dos focos foi encontrada em pneus, lonas, cisternas, piscinas, bromélias, entre outros locais.

Levando em conta que o índice máximo de infestação do mosquito, preconizado pelo Ministério da Saúde, é de 1%, a Secretaria Municipal de Saúde está alertando à população sobre a necessidade de todos contribuírem na eliminação dos focos do mosquito, transmissor da dengue, chikungunya e microcefalia. São medidas simples, como a limpeza de terrenos, a limpeza de calhas e a retirada de todo e qualquer recipiente que possa acumular água. ?? recomendado, também, como fator de proteção pessoal, o uso de repelentes. 

De acordo com os registros oficiais, em janeiro do ano passado a cidade apresentava índice ainda maior, de 6,4% de infestação.  Atualmente, Marechal Cândido Rondon possui dois casos positivos de dengue autóctone e um caso de chikungunya importado. 

A secretaria orienta ainda que no caso de qualquer sintoma, como febre alta, dor nas articulações, dor atrás dos olhos ou erupção cutânea, a pessoa deve procurar a unidade de saúde mais próxima. Ali, serão feitos a consulta médica, a notificação e os exames de sangue para o devido diagnóstico. 

Fonte: Assessoria/Geovani Canabarro

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99102-5533