Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

FIBA quer desfiliar CBB e criar nova confederação

  • 26/12/2016
  • Foto(s): Uol Esportes
FIBA quer desfiliar CBB e criar nova confederação
A Fiba (Federação Internacional de Basquete) já tem uma proposta para solucionar a grave crise na qual a CBB (Confederação Brasileira de Basquete) está envolta. E é uma medida drástica.

O interventor da Fiba no Brasil , o espanhol José Luiz Saez, levou à direção da entidade na Alemanha a ideia de desfiliar a CBB da Fiba e fundar uma nova confederação brasileira, livre das dívidas.

Desde novembro, no entanto, a CBB vem passando por uma intervenção da Fiba, por falta de cumprimento em acordos financeiros. O que irrita os estrangeiros é a insistência da gestão Nunes de manter-se no poder mesmo diante de um cenário de caos administrativo e financeiro.

De acordo com Fabio Balassiano, meu colega de blog no UOL Esporte, a confederação terminou o exercício de 2015 com R$ 17 milhões de déficit. Isto num cenário de bonança pré-Rio-2016, com recorde de investimento do governo federal e patrocínio do Bradesco (R$ 8.7 milhões). Um dos pontos que está em discussão é quem assumiria o passivo deixado pela desastrosa gestão do gaúcho Carlos Nunes à frente da confederação.

Este não é o primeiro caso de confederação que sofre intervenção e é desfiliada para dar lugar a uma nova entidade, com outro nome, assumir sua função. Há dez anos, ocorreu processo semelhante com a vela. A CBVM (Confederação Brasileira de Vela e Motor) sofreu intervenção do COB, após um período de seis anos, foi desfiliada da ISAF (Federação Internacional da modalidade), foi extinta e aí surgiu a atual CBVela, livre das dívidas, que foram cobradas dos antigos gestores da CBVM.

A CBB é afiliada da Fiba desde 1935, dois após sua fundação no Rio de Janeiro, ainda com o nome de Federação Brasileira de Basketball. ?? uma das mais antigas entidades esportivas do país ainda em atividade, que vai chegando a um final trágico, tal qual ocorre com as seleções brasileiras nas quadras.

Fonte: Uol Esportes

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99102-5533