Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

A partir de fevereiro, turistas poderão permanecer por mais tempo no Mirante Central

  • 16/01/2016
  • Foto(s): JIE
A partir de fevereiro, turistas poderão permanecer por mais tempo no Mirante Central
O Mirante Central de Itaipu, principal ponto de parada dos turistas que visitam a usina, ganhou uma nova infraestrutura, que inclui um bistrô, lojas de lembranças e recordação fotográfica e um deck de onde se pode tomar café ou refrigerante e apreciar a barragem. A partir de 1º de fevereiro, outra novidade: o turista poderá permanecer ali por mais tempo, sem necessidade de embarcar no ônibus de onde veio. A exemplo do que já ocorre no Porto Kattamaram, o Mirante Central também será incluído no sistema de transporte circular.

???Faz tempo que queremos trazer o formato de visitação circular para o Complexo Turístico Itaipu???, afirmou o superintendente de Comunicação Social de Itaipu, Gilmar Piolla. ???Estamos trabalhando para profissionalizar cada vez mais o turismo na Itaipu, que já é referência no atendimento aos turistas???. No próximo dia 20, o CTI receberá, em Madri (Espanha), o Prêmio de Excelência e Inovação do Turismo, concedido pela Organização Mundial do Turismo (OMT).

A necessidade de ficar por mais tempo da Itaipu é um pedido dos próprios turistas, que ficavam frustrados por não poder aproveitar o Mirante Central com mais calma, comprar um souvenir ou fazer mais fotos. ???Em nossas pesquisas mensais notamos esta necessidade dos turistas. Este novo formato é um presente para eles???, conta a gerente do CTI, Jurema Fernandes.

De acordo com Jurema, a Visita Panorâmica ??? atrativo mais requisitado do CTI ??? terá o circuito alterado, terminando o passeio no Mirante Central. ???Antes, o este mirante era a segunda parada, agora será a última. O visitante vai conhecer toda a Itaipu, parte a parte, para terminar com a visão geral. Será a cereja do bolo???, ilustra Jurema. O turista pode, então, ficar quanto tempo quiser no mirante e tomar outro ônibus até o CRV. ???O objetivo final é ampliar a experiência da visita, não ser só um atrativo de contemplação, mas também de interação???, conclui.

Novos espaços

Para atender o turista que ficará mais tempo no Mirante Central, foi construída uma estrutura de 150 m², incluindo salas para fotos, venda de artesanato e souvenirs, além de um bistrô que vende salgados, suco, café e outros alimentos. Um deck, com cadeiras e guarda-sóis, anexo à cafeteria, é o espaço para as pessoas curtirem o local o tempo que quiser. O projeto da área é da arquiteta Cassiana Salvati Pizzatto, da Assistência da Diretoria Geral Brasileira (AS.GB), e a coordenação da obra foi feita pela Divisão de Infraestrutura e Manutenção (ODMI.CD). "Procuramos não descaracterizar o Mirante Central, fazendo uma construção bonita, mas que não chame muita a atenção", resumiu Valdecir Maria, gerente da ODMI.CD.

Quem já aproveitou para pedir um café, sentar e relaxar foi a contadora de Osasco (SP) Lucilene Carmona, que fez a Visita Panorâmica, na manhã desta sexta-feira, com os dois filhos e alguns amigos. ???Achei a ideia ótima. A gente levanta cedo, pega ônibus correndo, é legal ter um tempinho para descansar???, afirmou. Lucilene diz ter se encantado com a visita à Itaipu. ???Sempre viajamos para a praia e esquecemos que o Brasil tem tantos lugares bacanas para se conhecer."

O foco da aposentada Ariete Relvas era levar uma lembrancinha para a casa. ???Comprei um imã de geladeira em forma de capacete porque é o símbolo daqui, né?". O grupo de Ariete de Niterói (RJ), com 19 pessoas, estava terminando o passeio por Itaipu. ???Achei tudo impecável, muito organizado. Coisa que o brasileiro não conhece???, comentou. Na loja do ??andeva e da Coart (Cooperativa de Artesãos de Foz do Iguaçu) estão à venda os trabalhos dos quase 50 artesãos cadastrados. ???O movimento está muito bom e é mais um lugar para a gente comercializar o produto???, contou a vendedora Elenice Franciele Poco.

Do lado da loja de artesanato e souvenirs, o pessoal da fotografia também tem trabalho. Ali, por R$ 20, é possível levar uma foto em 15cm x 21cm tirada no Mirante, com Itaipu de fundo. O casal de enfermeiros José Augusto e Simone Figueira Machado, do Rio de Janeiro (RJ), já levou o pacote completo (várias fotos e um pendrive com imagens e vídeos de Itaipu). ???Vamos colocar o porta-retrato na estante da sala???, disse José Augusto. 

Fonte: JIE

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99102-5533