Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Abstenções altas podem fazer MEC mudar Enem

  • 05/12/2016
  • Foto(s): Agência Brasil
Abstenções altas podem fazer MEC mudar Enem
O alto número de abstenção na edição 2016 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode provocar mudanças num futuro próximo. Domingo (4), foram realizadas as provas adiadas de novembro por conta das ocupações em escolas no País. Somando os dois momentos da aplicação do exame ??? em novembro e neste fim de semana ??? a abstenção atingiu 30,4%, acima da média de anos anteriores. Em 2015, cerca de 28% dos inscritos não compareceram.

????? algo relevante porque todo o aparato de segurança, provas, é direcionado para 8,6 milhões de pessoas. Se a gente tem 2,6 milhões que não foram, a gente tem um espaço grande que precisa refletir sobre como as pessoas possam estar presentes no dia da prova???, afirmou o ministro da Educação, Mendonça Filho. Segundo ele, a maioria dos ausentes nem chegou a consultar o seu cartão de inscrição na internet.

O primeiro passo para evitar esse tipo de situação deve ser uma consulta pública que o Ministério da Educação (MEC) deve abrir em janeiro. O ministro não explicitou quais seriam as mudanças desejadas pelo ministério, apenas que qualquer sistema pode ser aprimorado, e que quer debater essas questões com a sociedade e com os estudantes.

Isso não significa que alguma mudança ocorra já no exame de 2017. O ministro disse que não existe ideia fechada, portanto não se pode dizer que alguma alteração aconteça já na próxima edição do Enem. Os gabaritos das provas serão divulgados na próxima quarta-feira na página do participante, na internet, e por meio do aplicativo Enem 2016.

Fonte: Bem Paraná

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99829-9557