Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Lei permite controle de carros e do valor arrecadado por concessionárias

  • 10/01/2016
  • Foto(s): Luis Antonio de Andrade e Silva
Lei permite controle de carros e do valor arrecadado por concessionárias
O governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), sancionou a lei que prevê a instalação de equipamentos que informem à população, em tempo real, o número de veículos que passam pelas rodovias pedagiadas do estado e o valor arrecadado pelas concessionárias.

A proposta foi aprovada na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) no fim de dezembro de 2015. Com coautoria de diversos deputados estaduais, a lei prevê que os dados obtidos sejam repassados à Agência Reguladora do Paraná (Agepar).

A intenção é que os números ajudem na análise de caixa, para ampliação da capacidade de tráfego, níveis de serviço e desenvolvimento de projetos de restauração de pavimento. A divulgação da quantidade de carros em trânsito e do valor arrecadado pode ocorrer pela internet em fisicamente.

Estes equipamentos devem ser implantados e mantidos pelo Departamento de Estrada de Rodagem (DER) em seis meses. As estradas que serão monitoradas são aquelas que integram o chamado Anel de Integração.

Atualmente, estão concedidos à iniciativa privada 2.505 quilômetros de rodovias, subdivididas em seis lotes. As tarifas variam conforme a praça de pedágio. Após o último reajuste, a praça com valor mais alto, R$ 18,60, é a de Jataizinho, na região norte.

Em seguida, é a praça da BR-277, sentido litoral do Paraná. O motorista de carro de passeio que sair de Curitiba, em direção à praias, paga R$ 18,00.

Fonte: G1

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99102-5533