Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Chama Crioula percorre CTGs da região e passagem de cavalarianos foi em Santa Helena neste sábado

  • 17/09/2016
  • Foto(s): Maico Junges / Roberto Rohrig
Chama Crioula percorre CTGs da região e passagem de cavalarianos foi em Santa Helena neste sábado

Gaúchos e gaúchas, descendentes destes ou mesmo simpatizantes dos movimentos tradicionalistas estão percorrendo os municípios da 12ª Região Tradicionalista que engloba 12 CTGs do extremo oeste do Paraná e um do Paraguai.

Mais esta edição da Cavalgada Crioula é para relembrar 20 de setembro, Dia do Gaúcho, cujas comemorações se estendem por boa parte do mês de setembro.

Santa Helena

Neste sábado, a Chama Crioula cruzou a cidade de Santa Helena, depois de pernoitar em São Roque, distrito local que também tem fortes laços de tradicionalismo.

O início da cavalgada foi ainda no domingo dia 11 em Foz do Iguaçu, onde cavalarianos e cavalarianas receberam a Chama Crioula dos integrantes do CTG Índio José de Santa Rita do Paraguai.

A partir daí, o símbolo gaúcho percorreu os Centros de Tradições Gaúchas Estância Crioula e Charrua de Foz, Alvorada dos Tropeiros de Santa Terezinha de Itaipu, Querência Amada de São Miguel do Iguaçu e Sentinela dos Pampas de Medianeira.

Naquele município, ouve o encontro com os tradicionalistas do CTG Querência da Saudade de Matelândia que passaram a conduzir a Chama Crioula para o CTG Porteira Nova de Missal, Sinuelo da Fronteira de Itaipulândia, Estância do Quero-Quero de Diamante do Oeste e Filhos do Sul de Santa Helena.

A parada final será no CTG Sepé Tiarajú de Pato Bragado.

Filhos do Sul

Na terça-feira, 20 de setembro, Dia do Gaúcho, haverá uma programação especial na biriva do Centro de Tradições Gaúchas de Santa Helena.

??s 20h, Culto Crioulo e depois, uma mandiocada será servida no jantar comemorativo da data magna das tradições rio-grandenses. 

Fonte: Elder Boff

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)9982-99557