Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Governo do Paraná conclui entrega de boletos do IPVA

  • 05/01/2016
  • Foto(s): AEN
Governo do Paraná conclui entrega de boletos do IPVA
O Governo do Paraná vai concluir nos próximos dias a entrega dos boletos de pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) de 2016. 

Nas correspondências, que começaram a ser enviadas pelos Correios no dia 21 de dezembro, os contribuintes encontram os dados dos veículos, valores do imposto, formas de pagamento e as guias para recolhimento à vista ou da primeira parcela. Elas poderão ser pagas em qualquer instituição bancária. 

Para permitir que os proprietários de veículos possam se programar para os pagamentos em períodos de férias, a Secretaria da Fazenda do Paraná antecipou o início do envio dos boletos. Devido ao grande volume, a distribuição das guias de recolhimento foi feita em lotes. O Estado conta com uma frota de 6,62 milhões de veículos e, destes, 4,38 milhões são tributados. 

O pagamento do IPVA relativo ao exercício de 2016 deverá ser feito a partir de 21 de janeiro. O Estado concederá desconto de 3% aos contribuintes que optarem pela quitação em parcela única, conforme calendário por final da placa do veículo. Nos últimos anos, de 38% a 41% dos donos de veículos efetuaram o pagamento à vista. 

Quem preferir, pode pagar em três parcelas, sem acréscimos, nos meses de janeiro, fevereiro e março, também observando as datas de vencimentos de acordo com o final da placa. Em fevereiro serão enviadas novas correspondências com as guias para recolhimento da segunda e da terceira parcelas, que também poderão ser quitadas em qualquer instituição bancária. 

A maior parte da frota paranaense terá alíquota de 3,5% para o IPVA. ??nibus, caminhões, veículos de carga, de aluguel ou que usam gás GNV pagam 1%. Há imunidade para veículos de propriedade da União, Estados e Municípios e isenção para táxi, ônibus de transporte urbano, para deficientes, destinados ao transporte escolar e os que foram fabricados há mais de 20 anos.

Para confirmação dos dados, valores, pagamentos e até imprimir uma nova guia, o contribuinte pode acessar o site www.fazenda.pr.gov.br e fazer a consulta usando o número do Renavam do veículo. O pagamento também poderá ser feito usando somente o número do Renavam nos bancos credenciados (Banco do Brasil, Bancoob, Bradesco, Itaú, Rendimento e Sicredi). 

A estimativa é de que o lançamento do IPVA 2016 no Paraná chegue a R$ 3,05 bilhões. O cálculo do imposto foi feito pelo valor de venda do veículo, tendo como base levantamento realizado pela Fipe e como referência os preços praticados no mercado do Estado em outubro de 2015.

Fonte: AEN

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99102-5533