Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Eleição muda a rotina da Assembleia Legislativa

  • 02/08/2016
  • Foto(s): Bem Paraná
Eleição muda a rotina da Assembleia Legislativa
Assembleia Legislativa e Câmara Municipal de Curitiba retomaram ontem as votações preocupados com o impacto que as eleições para prefeito e vereador vão causar nos trabalhos das duas casas. Na Assembleia, sete deputados são candidatos a prefeito, sendo quatro na Capital ??? Maria Victória (PP), Ney Leprevost (PSD), Requião Filho (PMDB) e Tadeu Veneri (PT). Na Câmara, 34 dos 38 vereadores vão buscar a reeleição em outubro. Mesmo assim, as direções dos dois legislativos garantem que não haverá prejuízo para as votações no período de campanha. 

Apesar dessa garantia, o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), admitiu que as sessões das quartas-feiras podem ser antecipadas para o período da manhã, para liberar os parlamentares mais cedo para a disputa eleitoral. ???Vou procurar de segunda a quarta-feira termos sessões normais. Talvez pela manhã na quarta-feira até para permitir aos deputados que possam ir para o interior???, confirmou Traiano. 

O tucano admitiu ainda que deve ficar para depois da eleição a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2017, que foi suspensa no mês passado em razão do impasse na discussão sobre o reajuste salarial dos servidores públicos estaduais previsto para janeiro próximo. O governo alegou não ter como pagar o reajuste e as promoções e progressões do funcionalismo em razão da queda de arrecadação provocada pela crise econômica que atinge o País. 

Os deputados da base governista se recusaram a votar uma alteração na LDO para adiar a data base dos servidores, temendo novo conflito com a categoria. Com isso, o recesso de julho foi suspenso, sob a alegação de que seria preciso esperar o Congresso votar a proposta de renegociação das dívidas dos estados. ???Eu acredito que viemos votar a LDO no mês de setembro, outubro, dentro do que já havíamos anunciado, aguardando uma decisão de uma PEC e um projeto que deve ser votado em Brasília. Pelo que li, lá também só deve ser votado após o processo eleitoral???, disse o presidente da Casa ontem. 

Segundo Traiano, alguns deputados que vão disputar a eleição podem pedir licença para se dedicar à campanha. Até agora, porém, nenhum dos parlamentares candidatos oficializou pedido de afastamento de suas funções na Assembleia. 

Fonte: Geovani Canabarro c/ inf. Bem Paraná

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99102-5533