Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Deral aponta "perda de produtividade significativa" para o milho em muitos municípios do Paraná

Para a primeira safra, 50% das lavouras foram avaliadas como em boas condições, 37% como médias e 13% como ruins.

Deral aponta "perda de produtividade significativa" para o milho em muitos municípios do Paraná

O Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná divulgou seu relatório semanal trazendo as condições de tempo e cultivo para as principais culturas do estado.                      De acordo com o levantamento, o plantio da segunda safra de milho está em 99% no estado, com as áreas já semeadas se dividindo entre 3% ainda em germinação, 63% em desenvolvimento vegetativo, 27% em floração e 7% já em frutificação. 

Os técnicos do Deral ainda classificam 86% das lavouras como em boas condições, 12% em médias e 2% em ruins. 

Ao mesmo tempo, a colheita da safra de verão 2023/24 chegou à 91% no Paraná, com o restante das áreas divididas em 2% ainda em frutificação e 98% em maturação. Para a primeira safra, 50% das lavouras foram avaliadas como em boas condições, 37% como médias e 13% como ruins. 

Detalhando as regiões paranaenses, o Deral indica que a colheita da primeira safra esta sendo finalizada na região Norte, enquanto as lavouras de segunda safra, que já apresentavam sinais de estresse hídrico, se beneficiaram de chuvas irregulares durante a semana. 

Outra região que está perto de terminar a colheita é a Sudoeste, onde o plantio da segunda safra também está praticamente finalizado. “As culturas apresentam ótimo desenvolvimento, o que alimenta a expectativa de uma boa segunda safra”, diz o relatório. 

Já na região Noroeste, as condições climáticas não estão favoráveis para o desenvolvimento do milho de inverno, com seca e temperaturas muito altas. “Em muitos municípios já se estima uma perda de produtividade significativa”, destacam os técnicos do Deral. 

Com o plantio encerrado, as regiões Oeste e Centro-Oeste também apresentam condições piores e com potencial produtivo prejudicado. “A seca afeta a cultura e as condições climáticas favorecem o ataque de pulgões, que são de difícil controle”, aponta a publicação.

Fonte: Notícias Agrícolas

Autor do post