Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Ministro da Agricultura e Pecuária diz que Inteligência Artificial é o futuro do agro

Encontro ocorreu com representantes da área de tecnologia e professores da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Ministro da Agricultura e Pecuária diz que Inteligência Artificial é o futuro do agro

O Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, se reuniu com representantes do setor de tecnologia voltado para a Inteligência Artificial (AI) e professores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) para debater sobre o uso da ferramenta no agronegócio, na última quarta-feira (20), em Brasília. 

No dia que celebrava o Dia Mundial da Agricultura, o ministro Fávaro destacou que “a Inteligência Artificial é o futuro dos conhecimentos voltados para o agronegócio, setor primordial para a sociedade”, disse.   

Fávaro ainda afirmou que o uso da ferramenta se trata de estratégias de segurança nacional.  

Os representantes apresentaram que uso da ferramenta no agronegócio permitirá o melhoramento das informações já existentes sobre o setor, o posicionamento do Brasil como referência global em Inteligência Artificial por meio do agrônomo virtual, a proposta para preparação de um centro de referência nacional em Londrina aumentando a produtividade com modelos de linguagem de grande porte e preparação para efeitos da mudança climática.  

No início do mês, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, pediu ao Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT) para elaborarem uma proposta de política de IA com o objetivo de tornar o Brasil competitivo na área a nível mundial. 

Participaram da reunião o presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Alex Canziani, o diretor científico da Fundação de Pesquisas Florestais do Paraná (FUPEF), Eduardo Teixeira e professores da Universidades do Paraná.  

Fonte: Gov.br

Autor do post