Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Soja colhida em campo experimental do Show Rural supera médias do Paraná e do Brasil em sacas por hectare

Participaram do dia da colheita acadêmicos, professores, pesquisadores, empresários, parceiros e produtores rurais.

Soja colhida em campo experimental do Show Rural supera médias do Paraná e do Brasil em sacas por hectare

Na terça-feira, 27, no campo experimental do Show Rural Coopavel foi colhida a soja cultivada com Suplementação Luminosa Tecnologia Irriluce do Grupo Fienile. O material que obteve maior número de sacas por hectare foi o “Trovão”, com 118,46, que, além da luz, também recebeu irrigação de água, seguido de “Zeus”, com 107,38. A média entre todos os materiais ficou em 80,14, ou seja, 24,6% superior à média registrada no estado, que segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), foi de 64,3 e 34,1% maior do que a média registrada no Brasil de 59,76, na safra 22/23.

O campo experimental teve o plantio em outubro do ano passado, sendo ele acompanhado pelo corpo agronômico da Coopavel e realizado com uma semeadeira, espaçamento de 70 cm, pulverizações, manejo da água, do solo e reestruturação do solo e contou com seis materiais divididos em dois pivôs com suplementação luminosa. Um com irrigação de água e outro sem. Para cada pivô foram três materiais de soja: Lança, Zeus e Trovão. Segundo o agricultor e CEO do Grupo Fienile, Gustavo Alexandre Grossi, “o objetivo do experimento foi reproduzir o que os agricultores passam no dia a dia no campo, e os pivôs com e sem irrigação para reproduzir a realidade tanto das áreas irrigadas do Brasil, quanto das áreas de sequeiro”.

Participaram do dia da colheita acadêmicos, professores, pesquisadores, empresários, parceiros e produtores rurais. Antes de seguirem para o campo, os visitantes foram recepcionados com um coquetel no Espaço Impulso, um ambiente dentro do Espaço da Coopavel para ações, pesquisas experimentos e desenvolvimento de novos produtos e serviços. Durante uma breve apresentação. Dilvo Grolli desejou boas-vindas aos participantes e explicou que o Show Rural tem o objetivo de acelerar a distribuição das tecnologias e inovação para competitividade e rentabilidade nas propriedades rurais, uma vez que trata-se de uma atividade na qual não se domina o céu e o clima “trazendo mais produtividade com redução de custos, insumos e de operações, mesmo se tratando de uma atividade em céu aberto, com risco climático, mas sempre conectado com os produtores rurais nas mais modernas tecnologias, inclusive minimizando as perdas por fatores climáticos”.

O CEO do Grupo Fienile apresentou o projeto que fomenta a tecnologia e explicou que a participação no Espaço Impulso é fundamental para o sucesso do experimento, “estamos no Espaço Impulso para comprovar que a Tecnologia Irriluce funciona e traz excelentes resultados e muitos benefícios, tanto aos produtores rurais quanto ao consumidor final, uma vez que buscamos produzir mais, com mais qualidade, no mesmo espaço e com menor impacto ao meio ambiente. Neste experimento tivemos ainda uma pressão das áreas vizinhas que estavam sendo colhidas com pragas e doenças, e mesmo com as intempéries conquistamos resultados muito positivos, além de termos adquirido mais experiência para aplicarmos às próximas pesquisas”.

Fonte: Assessoria

Autor do post