Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Quedas começa a perceber a presença da Força Nacional

  • 04/01/2016
  • Foto(s): Jornal O Paraná
Quedas começa a perceber a presença da Força Nacional
Quedas ??? A população de Quedas do Iguaçu começa a perceber as primeiras movimentações de homens da Força Nacional no município. O reforço de segurança foi solicitado pelo governador Beto Richa ao Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. A maior presença das polícias foi reivindica por representantes dos mais diversos setores organizados do município, receosos com as consequências de clima de tensão entre invasores da Araupel, ligados ao MST, e trabalhadores da empresa.

A autorização do uso da Força Nacional foi confirmada pelo processo de número 2004.70.05.2014.404.7007 do Juízo Federal da 1ª Vara Federal de Cascavel. Conforme o próprio ministro Cardozo afirmou a Beto Richa, a operação terá apoio logístico nos termos do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre União e o Ente Federado (Estado). O número de profissionais destacados pelo Ministério da Justiça vai obedecer o planejamento definido pelos entes envolvidos. O prazo de permanência, também em negociação, poderá ser prorrogado caso necessário, segundo José Eduardo Cardozo.

Hostilidade

O clima de hostilidade entre MST, trabalhadores e comunidade aumentou muito nos últimos meses. Sem poder extrair matéria-prima, a empresa reduziu praticamente a zero a produção em sua indústria. Assim, centenas de operários correm o risco de demissão. Um acordo tenta restabelecer acesso às áreas de corte e evitar as dispensas. Há 20 anos o MST invade áreas da Araupel. As duas mais recentes já têm mandados de reintegração, até agora não cumpridos pelo Estado.

Fonte: Jornal O Paraná

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99102-5533