Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Uso de tornozeleiras eletrônicas diminui custos de detentos no Paraná

  • 12/07/2016
  • Foto(s): Catve
Uso de tornozeleiras eletrônicas diminui custos de detentos no Paraná
Cerca de 90% das tornozeleiras eletrônicas utilizadas no Brasil são produzidas pela empresa de Curitiba. Ela atua no mercado desde a entrada em vigor da lei de execução penal em 2010, quando o Ministério da Justiça autorizou o uso deste equipamento. De lá para cá a demanda pelo produto só aumenta. 

A fabricante fornece para 16 estados e para a área de abrangência da quarta região da Justiça Federal, o que inclui os presos da Operação Lava Jato. O equipamento é de fácil aplicação e monitoramento, basicamente com sinais de rádio rastreador por satélite e sistema GPS.

A medida faz parte de várias iniciativas do governo aplicadas pelo departamento penitenciário para frear o processo de encarceramento em massa nos presídios. O aparelho ajuda a fiscalizar a saída temporária e a prisão domiciliar de detentos condenados, que não podem tirar nem mesmo para tomar banho. Como o controle é rigoroso durante as 24 horas do dia, o índice de violações é inferior a 1% e nestes casos os presos podem regredir de regime.

Outra vantagem desta tecnologia é a relação custo benefício. Enquanto um preso do sistema custa em média R$ 3 mil, a locação de uma tornozeleira eletrônica equivale a menos de 10% deste valor.

Fonte: Catve

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99102-5533