Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Agilidade nos embarques reduz em 50% multas do setor de fertilizantes

  • 11/07/2016
  • Foto(s): AEN
Agilidade nos embarques reduz em 50% multas do setor de fertilizantes
A multa sobre estadia para os importadores pelo descumprimento dos prazos de contrato ??? o demurrage - caiu 50% nos portos do Paraná nos últimos cinco anos. Os dados são de um estudo feito pelo Sindicato da Indústria de Adubos e Corretivos Agrícolas no Estado do Paraná (Sindiadubos).

Em 2011, o valor do demurrage por tonelada de fertilizante era de U$ 16,88. Em 2015, o valor da multa sobre estadia caiu para U$ 8,79 por tonelada, representando uma redução de 48% na comparação com 2011. Já nos primeiros quatro meses de 2016, o demurrage reduziu ainda mais e atingiu U$ 8,40 a tonelada, ou seja, valor 50% menor do que há cinco anos atrás. 

???A Appa trabalhou para melhorar a logística e os resultando estão acontecendo na prática. Desde que assumimos, a nossa meta sempre foi atender a indústria e o produtor agrícola e é isso que estamos fazendo???, afirma o secretário de infraestrutura e logística, José Richa Filho.

CUSTO MENOR - O setor pagou em 2011 cerca de US$ 100,5 milhões em multas sobre estadia. Já em 2015, os valores gastos com a demurrage foram de U$ 42,2 milhões.

???Isso representa uma queda de 58% no valor pago???, explica o gerente executivo do Sindicato da Indústria de Adubos e Corretivos Agrícolas no Estado do Paraná (Sindiadubos), Décio Luiz Gomes, e que também representa as indústrias de adubos e corretivos agrícolas do Paraná. 

Para ele, a redução nos custos sobre estadias referentes à importação de fertilizantes pelo Porto de Paranaguá se deve a melhoria da performance obtida pela Appa para descarga do produto.

???A Appa obteve uma melhoria no processo logístico, devido a um conjunto de medidas implementadas???, ressaltou Décio. ???Entre elas, estão a reforma do cais comercial, o aumento no número de berços destinados à descarga de fertilizantes - que inclui opções de berços alternativos - e a informatização do sistema para emissão de notas fiscais???, enumerou Décio Luiz Gomes.

O QUE ?? - Demurrage é a multa determinada em contrato, a ser paga pelo contratante de um navio, quando este demora mais do que o acordado nos portos de embarque ou de descarga. 

O diretor-presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino, explica que uma das maiores causas de demurrage é a chuva e a mudança de clima. 

???O fertilizante é um produto altamente sensível à umidade. Com isso, a mudança de temperatura influencia diretamente no tempo de descarga???, explica Dividino.

No entanto, de acordo com ele, nos últimos anos a Appa fez um diagnóstico de todo o sistema de descarga de fertilizantes para descobrir onde estavam os principais gargalos, que consumiam tempo e tornavam as operações menos ágeis. Uma das mudanças adotadas pela Appa foi a modernização do processo de conferência das cargas de fertilizantes e a informatização do sistema.

Avanços ??? O diretor da Rocha Top, Rivadavia Simão, destacou os avanços obtidos pela Administração dos Portos e a iniciativa de buscar soluções para os gargalos existentes.

???O Porto possibilitou uma melhoria de 90% na infraestrutura e na logística de importação. Isso inclui a informatização, a aquisição de novas balanças e as ações conjuntas com a Associação dos Operadores Portuários de Granéis Sólidos de Importação do Porto de Paranaguá (Agrasip) para solucionar os gargalos existentes???, disse Rivadavia.

A instalação das balanças de pré-pesagem e a informatização do sistema com a instalação do Appa Web foram apontadas como medidas que trouxeram maior agilidade à operação. ???Além disso, assim que forem concluídas as obras de reforma do cais e o aprofundamento dos berços, os resultados de importação de fertilizantes serão ainda melhores em Paranaguá???, afirma o diretor da Harbor Operadora Portuária, Valmor Felipetto.

Fonte: AEN

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99827-8200