Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Justiça confirma reintegração de posse em terras ocupadas por indígenas

  • 07/07/2016
  • Foto(s): Massa News
Justiça confirma reintegração de posse em terras ocupadas por indígenas
O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) confirmou na última semana liminar que determinou a reintegração de posse da fazenda Passo Liso, no município de Laranjeiras do Sul, a 114 quilômetros de Guarapuava. No fim do ano passado, a área foi invadida por indígenas que alegavam ser donos do local. Em março, policiais federais e militares cumpriram a ordem expedida pela 1ª Vara de Guarapuava.

Os proprietários ingressaram com o processo contra a União, a Fundação Nacional do Índio (Funai) e o cacique da comunidade, formada pelas etnias Guarani e Caingangue. De acordo com os autos, os produtores rurais foram expulsos com ameaças e violência física. Os indígenas ainda destruíram bens e mataram animais, segundo consta no processo.

A Funai e a União recorreram ao tribunal contra a reintegração. O argumento é de que a comunidade teria a ???posse imemorial??? sobre a área, ou seja, a posse histórica.

Na 3ª Turma, o relator do caso, desembargador federal Fernando Quadros da Silva, manteve a decisão. ???Quanto à caracterização da área em comento como de tradicional ocupação indígena, não houve a conclusão do processo demarcatório capaz de dar a certeza de que a área em questão está inserida na referida terra???, afirmou. ???Havendo dúvidas com relação a serem as terras objeto do litígio tradicionalmente ocupadas por índios, depende o caso de profunda instrução processual???, acrescentou.

O direito ou não de os indígenas voltarem a ocupar as terras segue tramitando na Justiça Federal paranaense.

Fonte: Massa News

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99102-5533