Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Conselhos de desenvolvimento da fronteira se unem em ação conjunta contra a dengue

O Codetri coordena as iniciativas na região trinacional, em apoio ao trabalho do poder público.

  • 28/03/2023
  • Foto(s): Assessoria
  • Região
Conselhos de desenvolvimento da fronteira se unem em ação conjunta contra a dengue

O Conselho de Desenvolvimento da Região Trinacional do Iguassu (Codetri) definiu ações conjuntas para a prevenção e o combate de arboviroses como dengue e chikungunya nas Três Fronteiras da Argentina, Brasil e Paraguai. A decisão foi tomada em reunião com instituições públicas e privadas na sexta-feira, 24.

O planejamento contou com integrantes do Codespi, Codefoz, Codeleste e Codefran, conselhos de desenvolvimento de Puerto Iguazú, Foz do Iguaçu, Ciudad del Este e Presidente Franco. Gestores públicos e profissionais da saúde também participaram da plenária.

Em Foz do Iguaçu, o principal problema é a pandemia de dengue, que levou a cidade a decretar situação de emergência. Nas localidades paraguaias e argentinas, a maior preocupação é com a febre chikungunya, igualmente transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

“Precisamos nos unir para enfrentar problemas que afetam as cidades da região trinacional, a exemplo de como já fizemos durante a pandemia de covid-19”, frisou a presidente do Codetri, Linda Taiyen. “Nossas ações irão no sentido de colaborar e reforçar o trabalho do poder público”, explicou.

“A dengue é o que mais está preocupando a todos neste momento, pois os números com pessoas infectadas pela doença, divulgados pelas autoridades, são alarmantes”, discorreu. “O momento é de ação, e os conselhos de desenvolvimento estão se somando à causa”, disse Linda.

Mobilização contra a dengue

O coordenador do Comitê de Controle e Prevenção da Dengue em Foz do Iguaçu, Marcos Jahnke, também secretário municipal de Segurança Pública, fez um balanço das ações mantidas pela prefeitura. Ele afirmou que a cidade está no período mais contundente da doença.

“De janeiro para cá, as condições climáticas criaram um ambiente favorável para a proliferação do mosquito”, expôs. “As medidas foram intensificadas no município, mas há uma sobrecarga no sistema de saúde, agravado porque a cidade atende pessoas de toda a região”, mencionou Jahnke.

Presidente do Codefoz, Fernando Castro Alves enfatizou a importância da prevenção. “No momento atual, temos que somar forças. A campanha de prevenção deve ser massiva, com materiais para utilização simultânea nas quatro cidades fronteiriças”, propôs.

Representante do Codespi, Rodrigo Blanco lembrou a escalada da doença que afetou Puerto Iguazú há alguns anos. “A doença ficou incontrolável, gerou uma consciência na população, que passou a se envolver. A principal informação é divulgar que cada morador deve revisar o seu pátio e evitar criadouros”, pontuou. 

Medidas conjuntas

O fortalecimento de campanhas de prevenção e a mobilização da sociedade civil organizada e do setor empresarial foram as principais ações aprovadas durante a reunião do Codetri. O objetivo é pautar as iniciativas de combate à dengue em cada instituição e empresa, enfatizando a mensagem da conscientização. 

A proposta é empreender ações conjuntas e simultâneas nas cidades de Puerto Iguazú, Foz do Iguaçu, Ciudad del Este e Presidente Franco. Além disso, as localidades irão aumentar o intercâmbio de informações e a troca de experiências sobre medidas e instrumentos contra a dengue.

Também foram apresentadas sugestões para reconhecer moradores e instituições que se destacarem em medidas de combate à doença e o uso de tecnologias. A plenária realçou a importância da fiscalização e de sanções aos proprietários que não cuidam adequadamente dos seus bens.

Para auxiliar no trabalho, o Conselho de Desenvolvimento na região trinacional restabeleceu a Câmara Técnica de Saúde Pública. Essa instância irá reunir profissionais e representantes da área sanitária dos três países da fronteira.

Outras pautas

A plenária aprovou a realização de um novo ciclo de planejamento do Codetri. Também encampou a proposta do Instituto Polo Internacional Iguassu para a realização de uma pesquisa sobre empregabilidade na fronteira a fim de nortear projetos voltados para o primeiro emprego, com base na experiência do projeto Trilha Jovem, mantido pela entidade. 

Fonte: Assessoria