Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

O gato não para de miar? Descubra o que pode ser!

O miado é uma forma de comunicação dos bichanos. Mas, muitas vezes, nossos amigos parecem não conseguir passar sua mensagem! Quer saber como agir quando o gato não para de miar?

O gato não para de miar? Descubra o que pode ser!

Conviver com um bichano é ter a certeza de experimentar momentos incríveis! Com seu jeito divertido e encantador, os pets tornam qualquer lar ainda mais especial! Mas mesmo um tutor amoroso e dedicado pode se incomodar quando o gato não para de miar. 

O miado é uma forma de comunicação dos bichanos. Mas, muitas vezes, nossos amigos parecem não conseguir passar sua mensagem! Quer saber como agir quando o gato não para de miar? Ou se você está pensando “minha gata não para de miar”

O gato não para de miar: o que pode ser? 

Se você tem um gato que não para de miar em casa, provavelmente gostaria de resolver o problema. Apesar dos nossos amigos peludos serem fofos e adoráveis, o miado em excesso pode ser bem desconfortável. 

Fome: em alguns casos, quando o bichano segue seus tutores pela casa miando sem parar, a causa é bem simples: fome. Porém, isso nem sempre indica que o comedouro está vazio. Os felinos são bem rigorosos em sua alimentação e, por algum motivo, podem estar recusando a comida oferecida. 

A troca da marca de ração, por exemplo, costuma não ser bem-vinda pelos bichanos. Uma forma de contornar o problema é tornar a refeição o mais agradável possível. As rações premium e super premium, além de mais saborosas, são elaboradas com ingredientes nobres, que você encontra na MEU PET. 

Assim, os pets conseguem a nutrição que precisam de forma mais eficaz, e não há necessidade de muitas refeições ao dia. A ração úmida é outra ótima forma de tornar a hora da comida ainda mais atraente para seu filho de quatro patas. 

Sede: se os gatos são seletivos na hora de comer, a hidratação é uma questão ainda mais delicada! Isso porque os bichanos não bebem tanta água quanto deveriam. Além disso, nossos amigos bigodudos não suportam água parada ou suja. 

Por isso, não pense que encher o bebedouro apenas de manhã é suficiente. Nossos amigos bigodudos precisam de água fresca e limpa durante todo o dia! Para facilitar a tarefa, prefira bebedouros automáticos. 

Eles são facilmente encontrados em lojas especializadas, como A MEU PET aqui de Medianeira. Esse item faz com que a água se renove quando o pet deseja se hidratar, melhorando a qualidade de vida dos felinos!

Caixa de areia suja: outro assunto que é delicado quando falamos de felinos é sua higiene. Nossos amigos são muito limpinhos: tomam banho diariamente e sempre enterram suas necessidades. 

Mas, justamente por terem hábitos tão rígidos, os bichanos não suportam um ambiente sujo. Caso a caixa de areia não seja limpa com frequência, o gato pode reclamar. E a melhor maneira que os bichanos têm para se fazerem ouvir é miando sem parar! 

Cio: gatas no cio costumam miar muito mais que o normal. Essa é uma forma de as bichanas chamarem a atenção dos outros pets da vizinhança. Caso você esteja com uma gata no cio em casa, não há muito o que fazer. O importante é fechar as saídas para evitar fugas e esperar o período passar. 

Tédio, carência ou vontade de chamar a atenção: se está tudo bem com o pet e mesmo assim o gato não para de miar, talvez seja uma questão comportamental. Bichanos entediados querem chamar atenção. Será necessário modificar algumas práticas na sua casa para ajudar seu amigo de quatro patas. 

As vezes, o gato que não para de miar pode estar sofrendo um problema de saúde. Nesses casos, os bichanos costumam não só miar, mas também apresentar outras alterações de comportamento. 

Caso o pet esteja apático ou sem apetite, é um sinal de que precisa de ajuda. Nesse caso, o ideal levá-lo ao médico-veterinário para avaliação. É importante ouvir o miado do seu gatinho e tentar achar a fonte. 

Enriquecimento ambiental: um parque de diversões para pets! 

Quando a situação é o gato miando alto de noite, isso pode ser um sinal de que ele está pedindo ajuda. Em muitos casos, o recomendado é rever a rotina do pet: será que ele está se alimentando bem e com práticas saudáveis? 

Não podemos esquecer que, por mais fofos que os bichanos pareçam, nossos amigos bigodudos são pequenas feras! Assim, precisam de muitas atividades para se divertir! O mais recomendado é investir no enriquecimento ambiental. Essa prática torna sua casa ainda mais interessante para os bichanos. 

Com brinquedos, o felino se sentirá em uma verdadeira  selva, e poderá se exercitar e divertir. “Cabanas, nichos e brinquedos interativos estimulam o pet e o desestressam”, explica a Dra. Renata. Caso ele continue miando descontroladamente, a veterinária sugere buscar ajuda de um especialista.


Fonte: petz.com

Autor do post