Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Cooperativismo do Paraná está presente em mais de 130 países e movimenta 65% da safra, diz presidente do Sistema Ocepar

Atualmente o cenário é positivo e mostra a responsabilidade do setor.

Cooperativismo do Paraná está presente em mais de 130 países e movimenta 65% da safra, diz presidente do Sistema Ocepar

A Casa Paraná Cooperativo recebeu diversos visitantes e autoridades durante o Show Rural Coopavel 2022, em Cascavel. O local é reservado para as cooperativas mostrarem os trabalhos realizados, em virtude da pandemia causada pela Covid-19, este ano o modo de exposição precisou ser alterado para o formato on-line.

Segundo o presidente do Sistema Ocepar (Organização das Cooperativas do Paraná), José Roberto Ricken, diversas telas foram criadas para mostrar dados da agricultura paranaense através de QRCode que mostram dados das cooperativas, exportação, onde é produzido, entre outras informações.

Conforme ele, o cooperativismo do Paraná está presente em mais de 130 países, movimenta 65% da safra nacional e conta com 120 agroindústrias. Atualmente o cenário é positivo e mostra a responsabilidade do setor. 

SOBRE O SISTEMA OCEPAR

O Sistema Ocepar é formado por três sociedades distintas, sem fins lucrativos que, em estreita parceria, se dedicam à representação, fomento, desenvolvimento, capacitação e promoção social das cooperativas paranaenses: o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná - Ocepar, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo - Sescoop PR e a Federação e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná - Fecoopar. A Ocepar foi criada em 1971, integra a OCB e tem como missão representar e defender os interesses do sistema cooperativista paranaense perante as autoridades constituídas e a sociedade, bem como prestar serviços adequados ao pleno desenvolvimento das cooperativas e de seus integrantes.

A Ocepar passou também a exercer funções de sindicato patronal das cooperativas paranaenses, desde 1997. O Sescoop Paraná, órgão estadual do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo, passou a funcionar no Paraná em outubro de 1999. Atua no monitoramento, na formação profissional e promoção social no âmbito das cooperativas paranaenses. É um importante instrumento de modernização empresarial das sociedades cooperativas, aumentando a agilidade e competitividade das cooperativas no mercado e contribuindo para a integração social dos dirigentes, cooperados, jovens, colaboradores e familiares. 

A Fecoopar é uma entidade que congrega os sindicatos patronais de cooperativas. Apóia os sindicatos filiados nas ações de natureza trabalhista, mediante análises de pautas de reivindicação, oferecimento de contraproposta, negociação e fechamento de acordos e convenções coletivas de trabalho.


Fonte: Costa Oeste News